21 maio, 2022

RAMOS, Gomes - FAROL DAS FORMIGAS.
[Por]... Capitão tenente
. Lisboa, Composto e impresso na Tipografia da L. C. G. G., 1953. In-4.º (23 cm) de 71, [1] p. ; [11] f. il. ; B.
1.ª edição.
Separata dos Anais do Club Militar Naval. Interessante trabalho sobre o Farol das Formigas, estrutura de sinalização marítima localizada nos ilhéus das Formigas, a norte da ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores.
Monografia com interesse histórico e regional. Trata-se da descrição técnica do Farol e das rochas que o suportam, assim como o processo que conduziu à autorização, licenciamento e trabalho de construção do mesmo.
Livro ilustrado com 11 folhas separadas do texto, reproduzindo inúmeras fotografias, sendo uma delas dedicada em exclusivo à «Planta da rocha onde foi construída a tôrre para o Farol das Formigas : 1942» - Escala 1 : 500.
Exemplar muito valorizado pela extensa dedicatória autógrafa do autor.
"O Farol das Formigas localiza-se em pleno Oceano Atlântico, nos ilhéus das Formigas, a norte da ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores. Está erguido a cerca de 500 metros a sul do Formigão (o ilhéu mais elevado). Constitui-se num dos "ex libris" da farolagem açoriana, marcando com o seu perfil característico a paisagem oceânica das Formigas.
Em pleno oceano Atlântico, a pequena dimensão e altura dos ilhéus das Formigas e a presença do recife de Dollabarat, tornam o conjunto um verdadeiro perigo à navegação marítima, particularmente à noite, em condições de má visibilidade ou quando a ondulação provoque ecos de mareta que não permitem a sua fácil interpretação por radar.
As dificuldades técnicas e logísticas para a construção de um farol num local tão inóspito como as Formigas, levaram ao sucessivo adiamento da sua concretização. Apenas no verão de 1948, numa operação de grande complexidade que envolveu a construção do atual cais de desembarque e a quebra de rochas submersas para permitir a aproximação das embarcações com pessoal, equipamentos e materiais de construção, foi erguido um farolim. Embora interrompido em diversos momentos, por conta das condições do mar, os trabalhos foram concluídos em apenas 36 dias.
Mais tarde, em 1962, com a utilização do navio balizador NRP Almirante Schultz, o farol foi modernizado."
(Fonte: wikipédia)
"O Farol das Formigas caminha para o terceiro ano de efectivo serviço de assistência à navegação, sinalizando os escolhos conhecidos por Ilhéus Formigas.
Não é demais que seja dada à publicidade com desenvolvimento a resenha histórica, bases para a escolha do equipamento e o relato da notabilíssima obra e construção da Torre do Farol, obra levada a efeito pela perseverança e notáveis qualidades de organizador de um distinto oficial de marinha.
Os Ilhéus Formigas resumem-se a simples rochedos aflorando a NW de um banco que corre de NW a SE com cerca de 7 por 3 milhas e distanciado 23 milhas da costa E de Sta Maria.
O banco mantém uma profundidade média e 30 metros, excepto numa pequena região a SE conhecida pelo Dollabart, com sondas de 3 metros.
Destaca-se no extremo norte o mais pequeno mas também o mais alto rochedo (cerca de 10 metros de altura por 20 de diâmetro) conhecido pelo Formigão. Segue-se um outro mais baixo (5 metros de cota) com cerca de 60 m. de comprimento por 35 de máxima largura, recortado por fendas alagadas que em todos os sentidos o atravessam.
Foi este último o ilhéu escolhido para implantação do Farol; em virtude da natureza do terreno algumas fendas houve que eliminar para o assentamento da base da Torre."
(Excerto do Cap. I - História, Planeamento e Organização da Expedição)
Matérias:
I - História, Planeamento e Organização da Expedição. II - Construção da Torre. III - Montagem do equipamento e acendimento. | Conclusão.
Exemplar em brochura, bem conservado. Com alguns (poucos) sublinhados a caneta ao longo do livro.
Muito invulgar.
30€

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