15 fevereiro, 2018

REGULAMENTO PARA A INSTRUÇÃO TÁCTICA DA INFANTARIA. Segunda parte. Combate. 2.ª edição. Lisboa, Imprensa Nacional, 1916. In-8.º (17cm) de 71, [1] p. ; B.
Manual de Infantaria dedicado ao Combate, publicado por ocasião das manobras preparatórias do contingente do exército que viria a integrar o C.E.P., em França.
"O combate tem por fim quebrar a resistência do inimigo, impondo-lhe a nossa vontade pela fôrça das armas. O sucesso resulta do espírito de decisão, sólida disciplina e cooperação inteligente de todos os esforços para o fim comum, aliados a uma instrução técnica cuidada e bem orientada.
O combate da infantaria é rude e mortífero, especialmente no momento da decisão. Uma infantaria que, dotada de superior resistência moral e física, se lance a fundo numa luta enérgica, animada da firme vontade de vencer, conseguirá a vitória.
A infantaria é apta para combater em todos os terrenos acessíveis a um homem destro, de dia e de noite. É ela que toma, ocupa e conserva as posições inimigas. Nestas circunstâncias, só por seu intermédio se poderão obter resultados decisivos e só a infantaria poderá conduzir todas as fases dum combate.
No combate de infantaria, em ligação com outras armas, só a inteligente cooperação de todas poderá conduzir a resultados favoráveis e decisivos.
Segundo as circunstâncias do combate, a infantaria pode tomar formações em ordem unida ou dispersa. Esta última é, porém, a formação normal da infantaria num combate."
(excerto da introdução)
Matérias:
I - Preceitos gerais sôbre a instrução de combate da infantaria. II - Direcção do combate. III - Preliminares do combate. IV - Ofensiva: a) Princípios gerais. b) Combate de encontro. c) Ataque planeado. d) Ataques de noite. V - Defensiva. VI - Perseguição, rotura do combate, retirada. VII - Combate nos pontos de apoio: a) Princípios gerais. b) Povoações, casais, quintas e casas. c) Bosques. d) Desfiladeiros. e) Pontos notáveis do terreno. VIII - Solidariedade das armas na batalha. IX - Combate com as outras armas. X - Combate das diferentes unidades: a) Combate da companhia. b) Combate do batalhão. c) Combate do regimento. XI - Reabastecimento de munições.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos. Assinatura de posse na capa.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário