07 fevereiro, 2018

ELOY, João - BOÉMIA COIMBRÃ. A vida académica de Coimbra nos fins do século passado. Prefácio do Dr. Ramada Curto. Vila Nova de Famalicão, Grandes Oficinas Gráficas «Minerva» de Gaspar Pinto de Sousa & Irmão, 1938. In-8.º (19cm) de 146, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de crónicas memorialistas do autor sobre o seu tempo de estudante em Coimbra.
"De como decorria a vida académica em Coimbra na última década do século passado, é o que, dosimètricamente, me proponho referir, em linguagem corrente, sem forçada e variegada adectivação; sem falar difícil.
Para os que, tendo deambulado pela Lusa Atenas de capa e gorro, sentem, como eu sinto, e como sentem os rapazes de cabelos brancos da minha época, o recordar é viver, e a evocação do que era, sob o aspecto grave ou jocoso, o estudante de então, deve trazer-lhes à lembrança factos em que intervieram; para os que só como mirones transposeram a porta férrea, e aos quais a vida académica não interessa, vai a promessa que as minhas palestras serão curtas."
(Excerto do Cap. I, A vida do caloiro)
Índice:
Ao correr da pena [Prefácio]. I - A vida do caloiro. II - As aulas. III - A mesada e os vários coeficientes de recomposição. IV - A vida das repúblicas. A caça ao feriado. V - Indumentária. Actos. Récitas. VI - Protecções. «Troupes». Latadas. A Alta e a Baixa. VII - O «Centenário da Sebenta». VIII - A manifestação a João de Deus. Visitas dos académicos. A «Campanha do Ferrão». IX - A «Campanha do nível» e a da «formiga branca». Tipos de Coimbra antiga. X - O bom humor coimbrão de Lentes e estudantes.
Exemplar brochado, manuseado, em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário