10 fevereiro, 2018

ANDRADE, Eugénio de - PEQUENO CADERNO DO ORIENTE : NOTEBOOK OF THE ORIENT. Desenhos - Illustration: Carlos Marreiros. Macau, Instituto Camões, Instituto Cultural da R. A. E. de Macau, Instituto Português do Oriente, 2002. In-fólio (30 cm) de [8], 106], [2] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição independente. Primeiramente publicado no n.º 18, II Série, 1.º trimestre de 1994, na Revista de Cultura (Macau).
Tiragem: 1000 exemplares.
As poesias, apontamentos e prosas poéticas deste "Pequeno Caderno do Oriente" foram escritos em Macau pelo poeta Eugénio de Andrade, durante uma visita de alguns dias a Macau e à China, em Outubro de 1990.
Carlos Marreiros fez as ilustrações para a edição deste "Caderno" especial da RC, em Novembro de 1993.
Bonita edição trilíngue (português/inglês/mandarim), impressa em papel de qualidade extra, e superiormente ilustrada a sépia ao longo das páginas do texto.
Sumário:
- Camilo Pessanha, o Mestre. - Ofício de Paciência. - Jardim de Lou Lim leoc. - As Pedras. - Pedro Profunda. - As Montanhas Verdes. - Templo da Barra. - Canto Solar. - Balança. - Em Defesa de Camões. - Aproximação de Coloane. - O Nome na Água.
"Sempre tive Camilo Pessanha como exemplo da mais alta ascese poética; digamos, um homem da raça de Baudelaire, ou de Kavafis. Pessoa, Pessanha, Cesário, Camões - e agrada-me citá-los assim a contrapelo - foram sempre para mim os nomes supremos da poesia de língua portuguesa. [...] Mas de todos eles, creio que só a Camilo Pessanha amei em segredo como mestre."
(Excerto de Camilo Pessanha, o Mestre)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário