20 fevereiro, 2018

CIRNE, António de Carvalho - A ENFITEUSE. [Por]... Presidente da Liga Agrária do Norte. [Porto], Oficinas Gráficas de O Comércio do Porto, 1931. In-8.º (18cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre a enfiteuse publicado em O Comércio do Porto, de 11 a 14 de Abril de 1931.
Valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao Ministro da Justiça da época, José de Almeida Eusébio (1881-1945).
"Esta antiga instituição prestou, em tempos idos, assinalados serviços à Pátria portuguesa, como tôda a gente sabe.
Iniciada a guerra de conquista, ou digamos, de reivindicação, dos Cristãos contra os Agarenos, guerra não só política como religiosa e que, portanto, neste duplo carácter, era uma guerra de extermínio, as terras passavam naturalmente das mãos dos seus ocasionais detentores para as dos seus definitivos donos, os cristãos vencedores.
Mas é de todos sabido que as terras só valem pelo que produzem; terra improdutiva não tem valor. Mas para a terra produzir é necessário revolvê-la, trabalhá-la, e para isso é necessário tempo, dinheiro, gente e paz, e de nenhuma destas coisas se podia dispôr durante o largo período da reconquista, que, começando no reinado de D. Afonso Henriques só viu o seu termo em tempo de D. Afonso III."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom eado geral de conservação. Mancha de humidade antiga transversal a toda a obra à cabeça e no centro, sem contudo prejudicar a mancha tipográfica.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar recensado na sua base de dados.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário