14 fevereiro, 2018

ANDRADE, Eugénio de & BARROS, Jorge - O COMUM DA TERRA. [Porto], Edições Asa, 1992. In-fólio (30cm) de 103, [3] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
A poesia de Eugénio de Andrade, complementada pelas fotografias de Jorge Barros, deram corpo e alma a este belíssimo album de apurado sentido estético.
Edição especial, belissimamente ilustrada, impressa em papel Phoenix de 170 gramas.
O Comum da  Terra é a única obra do Poeta publicada com texto manuscrito.
Eugénio de Andrade (1923-2005). "Desenvolve a parte mais importante da sua obra no Porto, para onde foi viver relativamente jovem por razões profissionais. Recebeu diversas distinções e prémios nacionais e internacionais. Nasceu José Fontinhas, mas adotou o nome artístico de Eugénio de Andrade, nome pelo qual ficará conhecido. A sua vida começa no Fundão. Segue depois para Lisboa e Coimbra, antes de se fixar no Porto, como inspetor administrativo do Ministério da Saúde. O seu primeiro livro, “Adolescente“ foi editado em 1942, mas é “As mãos e os Frutos”, em 1948, que lhe dá grande visibilidade. Escreveu sempre ao longo da sua vida e publicou dezenas de livros, participando ainda em diversas antologias. Foi também autor de livros infantis e tradutor. Entre os autores que traduziu encontra-se Garcia Lorca. É também um dos poetas portugueses mais traduzidos. Entre outros foi-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários, O Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (da ex-Jugoslávia), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões."
(Fonte: http://ensina.rtp.pt/artigo/um-biografia-de-eugenio-de-andrade/)
E
ncadernação editorial em tela com ferros gravados a seco e a cinza, e com aplicação manual de gravura na pasta frontal.
Invulgar e muito apreciado.
Exemplar em bom estado de conservação.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário