02 setembro, 2013

NAZARETH, Santos – EVA. Lisboa, Typographia Portugueza, 1870. In-8º (19cm) de 304 p. ; B.
1.ª edição.
Romance português concluído em 1869 e originalmente publicado em 1870. Conheceria uma segunda edição, muitos anos mais tarde, em 1987, responsabilidade da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, incluída na colecção «Biblioteca de Autores Portugueses». No prefácio desta 2.ª edição, Ávaro Manuel Machado considera que "o caso de Santos Nazaré (ou Nazareth, tal como o autor assinava) não é simplesmente o de um romancista menor qualquer, antes se revela o de um escritor que nos faz descobrir uma tentativa, tardia e sem dúvida frágil ao nível da estrutura mas ainda assim assaz original, da criação de um tipo de romance romântico raro entre nós em que ao romanesco da intriga, histórica ou lírica, se sobrepõe a minúcia da análise psicológica da paixão amorosa, análise centrada num só personagem, o narrador. Um tipo de romance romântico intimista e analítico do género do Werther de Goethe, do Adolphe de Benjamin Constant ou Raphael de Lamartine."
“Este livro não nega nem affirma; duvida. E não digam que préga a duvida; que grita á mocidade: não creias, sê desconfiada. Conta simplesmente uma historia verdadeira, e quer indicar o mal que pode fazer uma mulher, a devastação que pode produzir um desengano nos espiritos moços, delicados e melindrosos, sem força nem estoicismo para lutar.
Tem as mulheres, á maneira das pedras preciosas, faces diferentes: variam de côres e aspectos, conforme o lado por onde são observadas. Em Eva todas poderão reconhecer-se, comquanto nenhuma seja ella propriamente.”
(introdução do autor, ed. original, 1870)
José Júlio dos Santos Nazaré (ca 18-1879). "Jornalista e escritor, morreu muito jovem, a bordo do paquete "África", em 1879, quando regressava de uma estada profissional de dois anos em Macau. É o autor de "Eva" (o seu único romance), um dos primeiros romances intimistas da literatura portuguesa." Publicou um estudo - Problemas e Soluções. Algumas Palavras aos Leitores do Homem-Mulher -, sobre a condição da mulher, importante para a história da emancipação da mulher e do direito civil e penal da época."
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação. Capas sujas com defeitos marginais.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário