30 setembro, 2013

FERRO, António - SALAZAR : o homem e a sua obra. Prefácio de Oliveira Salazar. Lisboa, Emprêsa Nacional de Publicidade, [1933]. In-8º (19cm) de XLI, [5], 301, [5] p. ; [4] p. il. ; il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrado com fotografias a p.b. em separado e fac-símiles no texto.
Biografia política de António Oliveira Salazar. Balanço dos primeiros anos de governação.
"Peço desculpa de ter escrito este Prefácio. Não é que me envergonhe de o haver feito; é que me roubou tempo de que eu precisava para outras coisas.
16 de Janeiro de 1933"
(excerto do prefácio)
"Na Amadora, em 6 de Junho de 1926. O entusiasmo e a alegria das horas vitoriosas. O campo da aviação nunca teve tantas asas, tantas esperanças... Vaivém de soldados, de oficiais, de civis que confraternizam, que olham as árvores, as casas, a terra que pisam, deslumbrados e surpreendidos, como se Portugal fosse um menino acabado de nascer. Sol pleno, Sol sem reticências. A Primavera também é uma força, uma divisão do ano entre as divisões acampadas... Aproximo-me do general Gomes da Costa, mastro mais alto, a própria bandeira do movimento, e interrogo-o sobre os seus planos, sobre o seu sonho, sobre os seus futuros ministros. Gomes da Costa, imagem empolgante de Chefe, com os pés bem plantados na terra e com os seus olhos altos, entre nuvens, responde-me com a sua tocante distracção de poeta da espada:
O Governo foi o que se pôde arranjar num momento destes. O ministro das Finanças é um tal Salazar de Coimbra. Dizem que é muito bom. O senhor conhece-o?"
(excerto da introdução)
Encadernação em meia de percalina com cantos. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Discreta rubrica de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário