01 setembro, 2013

SILVERMAN, Milton – “MAGICA EM GARRAFAS”. A História dos Grandes Medicamentos. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo – Rio de Janeiro – Recife - Porto Alegre, 1943. In-8º (21,5cm) de 280, [4] p. ; B. Biblioteca do Espirito Moderno, Ciência. Série 2.ª, Vol 13
“Há a maior diferença entre as pílulas que foram dadas ao meu tataravô e as que a minha filhinha toma hoje.
Meu tataravô engoliu uma cocção de colchico, água de funcho e alcatrão da Bavaria, tudo bem misturado com sassafrás, óleo de pirola, ópio e arruda. A droga não lhe fez bem, porque meu tataravô morreu – talvez por causa dela.
Hoje minha filha toma um miligrama de 3¹- (metil-4-amino-hidrocolorido-piramidil-5-metil-N4¹-metil5¹-beta-hidroxi-etil-3¹-clorotiazole) e conserva-se forte e com saúde.”
(excerto do prefácio)
Matérias:
I – A conquista da dôr. II – Os maravilhosos alcaloides. III – Receitas caseiras. IV – Bençãos do inferno. V – Guerra aos germens. VI – Os combatentes da febre. VII – Sono sintético. VIII – Alimento contra a morte. IX – Magníficas bagatelas. X – O assassino vermelho.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos. Páginas iniciais apresentam-se vincadas e quebradiças.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário