07 janeiro, 2012

SILVA, Cesar da - O MARQUEZ DE POMBAL E A SEITA NEGRA. Por... Lisboa, Typographia Popular, 1882. In-8.º (19,5 cm) de 31 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso opúsculo de forte pendor antijesuítico. Nele, o autor faz a apologia do despotismo pombalino, justificando-o, e exaltando a obra e o carisma do Marquês.
"Gabriel Malagrida era confessor da marqueza de Tavora, e por uma carta que se aprehendeu á infeliz senhora, se patenteia que o piedoso ministro da religião, não só conhecia mas ainda mesmo instigara o attentado [a El-Rei D. José], tirando os escrupulos á sua nobre confessada. E provada a cumplicidade do jesuita Malagrida, provada está egualmente a cumplicidade da negregada companhia, pois é bem sabido que toda essa seita fórma num só corpo, cuja cabeça que é o seu geral, está em Roma, e que nenhum dos seus membros tem vontade propria, e apenas são instrumentos passivos d'um chefe, que exerce um poder despotico sobre todos. Abortou porém o plano dos filhos de Loyola, que só alcançaram por fructo de seus trabalhos a hecatombe da Praça de Belem, e mais tarde a sua expulsão."
(Excerto do texto)
Exemplar frágil em bom estado geral de conservação; ligeiramente oxidado com falhas de papel na capa posterior.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário