18 janeiro, 2012

BASTO, A. J. Pinto - CRUZADOR S. GABRIEL. Viagem de Circumnavegação. Por... Lisboa, Livraria Ferreira : Ferreira, L.da-Editores, 1912. In-8.º (21cm) de 444, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor, datada de 20 de Abril de 1912, a João Jorge Moreira de Sá, comandante do Yatch Amelia.
Livro ilustrado com fotografias e desenhos do autor, "contém interessantíssimas descrições dos lugares de aportamento, seus usos e costumes. Numerosos e primorosos desenhos, reproduções fotográficas e três folhas desdobráveis, representando uma delas o Canal do Panamá, outra, a negro e vermelho, um exemplar de caligrafia japonesa e ainda outra, de grandes dimensões, com um mapa da viagem efectuada. Com referências a Wenceslau de Moares, então cônsul de Portugal em Kobe."
"Foi o «S. Gabriel» não só o primeiro navio de guerra portuguez que realisou uma viagem de circum-navegação, mas o primeiro navio portuguez que passou pelo estreito de Magalhães e Canaes da Patagonia, e entrou nos portos do Chili, Peru, Panamá, Mexico, California e ilhas de Hawai, fazendo, sem dúvida, uma das mais interessantes, se não a mais interessante viagem, dos ultimos annos.”
Encadernação editorial em tela com reprodução de uma aguarela do cruzador S. Gabriel, da autoria do Comandante Pinto Basto, incrustada na pasta frontal, e com dourados a seco e a ouro nas pastas e na lombada.
Excelente exemplar.

Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário