30 janeiro, 2012

MACEDO, José Agostinho de – OS BURROS. Introdução de Raúl Rêgo. Lisboa, Círculo de Leitores, 1993. In-8.º (20cm) de 237, [3] p. ; E.
Reedição de uma das obras mais apreciadas do polémico e conhecido orador, o padre José Agostinho de Macedo.
José Agostinho de Macedo (1761-1831). “Filho de um ourives, fez estudos em Lisboa e professou, em 1778, na Ordem de Santo Agostinho. Porém, o seu carácter turbulento e insubordinado e a extravagância da sua conduta valeram-lhe uma série de castigos que culminariam na sua expulsão da Ordem, em 1792. Manteve-se, contudo, no seio da Igreja como padre secular, tendo granjeado fama de bom pregador. Estudioso incansável e polemista temível, toma parte activa nas disputas entre liberais e absolutistas, mas nem sempre mantém a coerência das suas posições. A sua defesa do Portugal velho e dos ideais absolutistas proporcionou-lhe os favores dos poderosos e os cargos de pregador e cronista da Corte e, mais tarde, a direcção de jornais onde combateu incansavelmente os adversários. […]
Mas é na sátira Os Burros (1827) que a sua veia mordaz e pendor combativo adquirem a sua expressão mais conseguida, fazendo dela uma obra surpreendentemente actual e que ainda hoje se lê com prazer.”
(excerto da apresentação)
Encadernação cartonada do editor com sobrecapa policromada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito apreciado.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário