03 janeiro, 2012

LIMA, Magalhães - EPISODIOS DA MINHA VIDA
Memorias Documentadas : com fotografias e caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro e Francisco Valença [Volume I] [e Viagens, Homens e Factos : com fotografias e caricaturas de Alfredo Candido e Saavedra Machado : Volume II]
2 vol. in-8º de 333, [3] p. ; il. ; E. e 266, [4] p. ; il ; B.
1ª edição.
"Sebastião de Magalhães Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 1850, mas a partir dos cinco anos veio morar com a família para Aveiro, onde estudou. Em 1870 passou a frequentar a Universidade de Coimbra e aí se formou em Direito. Exerceu advocacia mas cedo desdobrou a sua vida por outras actividades, quer participando em acções de propaganda republicana, quer escrevendo artigos para jornais ou publicando obras literárias. Aos 24 anos foi iniciado na Maçonaria, na loja Perseverança, em Coimbra, do Grande Oriente Lusitano Unido, onde em 1907 chegou a Grão-Mestre e foi sucessivamente reeleito até 1928, ano da sua morte. 
Homem muito viajado e com influência nos meios políticos, literários e jornalísticos europeus, Magalhães Lima refugiou-se em Paris no período da ditadura de João Franco, entre 1906 e 1908. Após o regicídio regressou a Portugal mas em 1910, antes da proclamação da República voltaria a Paris para, juntamente com José Relvas e com Alves da Veiga (que se exilara na capital francesa após o 31 de Janeiro de 1891) participar na missão de tentar convencer a opinião pública e as autoridades francesas e inglesas a aceitarem uma mudança de regime em Portugal. O 5 de Outubro apanhou-o ainda em Paris, e foi ele quem escreveu para o matutino Le Matin a notícia. No novo regime foi deputado às Constituintes e relator da comissão que redigiu a Constituição. Em 1915 foi ministro da Instrução Pública mas durante o sidonismo foi preso e mais tarde acusado de envolvimento no atentado que vitimou Sidónio Pais. Morreu aos 78 anos em Lisboa." (media.centenariorepublica.pt)
Exemplares em bom estado geral de conservação: o volume I encontra-se encadernado em meia de pele com ferros a ouro na lombada, e conserva as guardas de brochura; o volume II é um exemplar brochado com a capa posterior em falta.
Obra invulgar, com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário