15 janeiro, 2012

AMARAL, Augusto Ferreira do - A ACALMAÇÃO E DOM MANUEL II : Estudo histórico-político do primeiro ministério de D. Manuel II, baseado em numerosos documentos inéditos, incluindo cartas do Rei. Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade, 1966. In-8º (18cm) de 365 p. ; il. ; B. Colecção Pequena História.
Ilustrado no texto e em separado com fac-símiles de cartas e fotografias da época. Contém ainda, retratos de D. Manuel II, por Henrique de Medina, D. Carlos e do Almirante Ferreira do Amaral.
"De há já algum tempo que se contava entre as minhas ocupações a de aproveitar o facto de haver na posse da minha família cartas régias para realizar um estudo histórico sobre um período que para mim tinha triplo interesse - o periodo durante o qual meu bisavô paterno, o Almirante Ferreira do Amaral, presidiu ao ministério que foi o primeiro do reinado de D. Manuel II. Triplo interesse porque três são os especiais motivos de atracção que me fizeram embrenhar nesse labor. Por um lado, o facto de estar na fruição de elementos inéditos de evidente valor histórico; por outro, o de se tratar de uma época de relevância acentuada no destino da Monarquia, instituição que já contou com as minhas simpatias; e, finalmente, por ser figura principal desse período um membro da minha família, para mais caluniado pelos que posteriormente analisaram o papel que desempenhou. [...] Pretendi fornecer, aos estudiosos que acaso se debrucem sobre o curto período que este trabalho versa, novos documentos com factos inéditos e facetas originais de personagens imperfeitamente estudadas." (excerto do prólogo)
Exemplar brochado em bom estado de conservação; capa vincada; assinatura de posse no anterrosto e rosto.
Raro, com interesse histórico. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário