07 outubro, 2011

VITERBO, F. M. de Sousa - A GRAVURA EM PORTUGAL : Breves apontamentos para a sua historia : por... Lisboa, Tip. da Casa da Moeda e Papel Sellado, 1909. In-8º grd. (26cm) de 19 p. ; B. Separata do Boletim da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes.
"A historia da gravura em Portugal encontra-se embryonara na Collecção de memorias de Cyrillo Volkmar Machado e na Lista de alguns artistas do patriarcha D. Fr. Francisco de S. Luiz (Cardeal Saraiva). [...] A Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro trata de preencher a lacuna, e muito grato lhe deve ser o nosso paiz, pela publicação do catalogo dos retratos colligidos por Diogo Barbosa Machado, catalogo que abrange não menos de 1.980 numeros. E, como se isto não bastasse, a mesma Bibliotheca, [...] está dando a lista de producçõers dos gravadores, iniciando a serie por Debrie." (da introdução do autor)
Exemplar brochado, ostenta no verso da capa ex-libris de João Filipe da Silva Nascimento, que por isso e por sua acção, reflete na capa um sombreado com as dimensões desse.
Bom estado.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário