19 outubro, 2011

HERCULANO, A. - EURICO O PRESBYTERO. [O MONASTICON. Por... Tomo I.]. Lisboa, [s.n.], 1844. In-8.º (16cm) de [2], VIII, [2], 321, [22] p. ; E.
1.ª edição.
HERCULANO, A. - O MONGE DE CISTER OU A EPOCHA DE D. JOÃO I. [O MONASTICON. Tomo II e Tomo III]. Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1848. 2 vols in-8.º (16cm) de XIV, [2], 311, [1] p. e 380, [2] p. ; E.  
1.ª edição.
Série completa.
O Monasticon, é uma série de dois romances que decorrem em épocas distintas. O primeiro, «Eurico o Presbítero», na Península Ibérica, no primeiro quartel do século VIII, aquando da invasão sarracena e o final do período de dominação godo; o segundo, «O Monge de Cister», retrata a intriga no reinado de D. João I, em período de grandes convulsões políticas.
Em qualquer destas obras, Herculano aborda a problemática ético-religiosa do celibato, tema recorrente no seu tempo, em meados do século XIX.
"Alexandre Herculano foi o iniciador do romance histórico em Portugal. Seguiu o modelo de Walter Scott, romancista que fez reviver em dezenas de obras as velhas tradições do seu país e todo o pitoresco da vida medieval inglesa: ressuscitou gentis donzelas apaixonadas por cavaleiros, reconstruiu castelos imponentes, encheu de armas e sangueiras florestas misteriosas. Herculano soube relacionar a história com a imaginação sem que uma destruísse a outra. Os seus romances retratam épocas de particular interesse para a escola romântica, como o domínio árabe, a fundação da nacionalidade e a consolidação da sua independência no tempo de D. João I; são fidelíssimos em conservar a cor histórica e local dos acontecimentos narrados: exactidão de vestuário, de armas, de costumes, de interiores e exteriores, de leis, de arquitectura, etc."
(Fonte: alfarrabio.di.uminho.pt).
Encadernações coevas com lombada em pele (no caso do tomo II e III - O Monge de Cister -, com cantos).
Exemplares em bom estado geral de conservação; o tomo II e III, apresentam desgaste significativo nas pastas e lombadas; assinaturas de posse na folha de guarda e 1.ª página de texto dos tomo II e III.
Raro.
Obra de referência.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário