12 outubro, 2011

SANTA CLARA, Fr. Anastasio de - GUIA DE VIAJANTES, ou Roteiro de Lisboa : Para as Cortes e Cidades principaes da Europa, Villas, e Lugares mais notaveis de Portugal, e Hespanha: com varias advertencias uteis em a jornada de Roma, e necessarias aos Peregrinos: reducçaõ das moedas estrangeiras, e os preços de algumas cousas para melhor commodo nas viagens. Offerecido ao Reverendissimo P. M. Fr. JOAQUIM DE S. JOSEPH, Doutor na Sagrada Theologia, Examinador da Tres Ordens Militares, e Synodal dos Bispados de Coimbra, e Pinhel, e Geral Vigario da Real Congregaçaõ dos Agostinhos Descalços de Portugal. Por..., Religioso da mesma Real Congregaçaõ. Lisboa, Na Off. Francisco Luiz Ameno. M. DCC. XCI. Com licença da Real Meza da Comissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros.
Edição original.
"Naõ sem causa tomo este pequeno trabalho; pois sendo necessario transportar-me de Lisboa a Roma, e outras cidades da Europa, procurei hum Roteiro, que me mostrasse o caminho, que devia seguir; e naõ me foi possivel encontrar mais, que a Taboada de Garrido, que apenas traz o Roteiro de Madrid, Roma, e Santiago: pelo que depois de voltar, emprendi dar ao prelo este, que adquiri por experiencia, e tirei de alguns, que trouxe de varias Nações, a fim de poder ser util aos meus Patricios, que delle precisarem, como eu precisei." (do prólogo)
"Pertendia-mos pôr aqui Roteiros, que sahissem de todas as Cidades de Portugal para os Reinos estrangeiros; mas reflectindo, que era dobrar o volume da Obra, o que causava grande incommodo aos Viajantes, que naõ sahirem de Lisboa, por terem de ir sem Conductor até chegarem a meter-se nas estradas reaes destes Roteiros." (último parágrafo das advertências)
Obra de grande labor técnico, para a época, muito interessante e curiosa, porventura o primeiro Roteiro português, contém pormenores deliciosos. Por exemplo, em viagens intramuros, ocasiões há, em que o autor apresenta alternativa à primeira rota, como é o caso Lisboa - Beja: "Segundo Roteiro, por caminho melhor para carruagens" ou, no caso de Lisboa para Coimbra, "Segundo Roteiro, melhor do Inverno para naõ passar os Campos da Golegã"... Em viagens extramuros, além dos caminhos a percorrer, indica as distâncias entre localidades medidas em milhas e léguas convertidas para "légua portuguesa", nomeia as moedas e respectivas conversões para moeda nacional dos países, cidades-estado, etc. que vai atravessando, nalguns casos aconselha os locais a visitar. O livro termina com um interessantíssimo "Indice, ou Taboa Alfabetica, para achar com facilidade os caminhos de Lisboa para as Cidades, e Villas, que se contém neste Roteiro"
Encadernação coeva inteira de carneira com nervuras e ferros a ouro; título  em dourado sobre rótulo carmim.
Exemplar em bom estado de conservação: encadernação sólida; miolo firme; inscrições nas f. guarda, rosto e p. dedicatória; e outras (poucas) com mais inscrições e sublinhados, no mais, excelente.
Raro.
Peça de colecção.
160€

Sem comentários:

Enviar um comentário