29 outubro, 2011

MARCO PAULO : O LIVRO DE MARCO PAULO - O LIVRO DE NICOLAO VENETO - CARTA DE JERONIMO DE SANTO ESTEVAM : comforme a impressão de Valentim Fernandes, feita em Lisboa em 1502; com tres fac-símiles, introduções e índices : por Francisco Maria Esteves Pereira. Lisboa, Oficinas Gráficas da Biblioteca Nacional, 1922. In-8º grd. (26,5cm) de [4], XLV, [201] p. ; il. ; B. Publicações da Biblioteca Nacional : Reimpressões, II.
1ª [e única] edição.
"Em 1502, Valentim Fernandes deu à estampa três relatos de viagens: «O Livro de Marco Polo», «O Livro de Nicolau Venetto» e «A Carta de Jerónimo de Santo Estevão».  
Com o livro de Marco Paulo, Valentim Fernandes iniciou a divulgação impressa de assuntos ultramarinos
Se Valentim Fernades foi ou não o tradutor do relato de viagens de Marco Paulo do latim em português, é uma opinião discutida entre os historiadores; mais provável é que tenha traduzido do toscano o relato das viagens de Nicolao Conti, escritas por Poggio. 
Valentim Fernandes da Morávia (?-1519). A figura mais destacada da Prototipografia em Portugal. Este impressor alemão obteve privilégios de impressão em Portugal a partir de 1495. Hoje conhecemos 18 livros por ele impressos, 6 dos quais foram produzidos no século XV." (http://tipografos.net/)
Bom exemplar, por abrir; capa ligeiramente oxidada.
Muito invulgar.
60€

Sem comentários:

Enviar um comentário