17 outubro, 2011

LOPES, João de Castro - PALESTRAS COM O POVO. Volume I : Pronuncia Viciada [e Volume II : Impropriedade dos Termos]. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, Editor, 1901. 2 vol. in-8º (19cm) de XV, 238 p. e 244, [2] p. ; E. (num único tomo)
Dedicatória extensa (impressa) do autor "A Suas Altezas O Principe de Portugal D. Luiz Fillipe, Duque de Bragança e Seo Irmão o Infante D. Manuel Maria, O Duque de Beja"
"Os assumptos de que nos vamos occupar nas Palestras com o Povo, versarão sobre erros, de tal modos arreigados na lingua portugueza, que já passam como verdades inconcussas. Nenhuma repugnancia, leitores, poderá, portanto, da vossa parte haver, em acceitardes a emenda daquelles, que por acaso ignorardes. [...] Nestas [Palestras...] se corrigirão em estylo humoristico os erros, não só de pronuncia, como os de propriedade dos termos, sendo os primeiros, tratados sob a fórma de dialogos prosodicos, e os segundos, por meio de historietas, contendo quiproquós. Nesse ponto seguimos o pensamento do inspirado Santeuil, quando, recommenda que com o riso os costumes se castiguem." (da introdução do autor).
Encadernação do editor inteira de percalina vermelha com floreados nas pastas e dourados na pasta anterior e lombada.
Bom exemplar; mancha de na folha de guarda anterior no pé.
Invulgar, interessante e muito curioso.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário