09 dezembro, 2023

FERREIRA, Antonio Joaquim - A FORÇA DO DESTINO. (Scenas da Beira). Romance original. Vizeu, Typographia da Folha, 1888. In-8.º (22x15 cm) de 249, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Romance cuja enredo tem lugar, em grande parte, no distrito de Viseu, com menção de diversos lugares e povoações. Olinda vê contrariado o seu desejo de casar com Lúcio, estudante de Coimbra, por seu pai, que exige que contraia matrimónio com um fidalgo seu conhecido. A recusa da moça conduz ao seu enclausuramento no convento de Ferreira de Aves, Sátão. Mais tarde, perante a notícia da morte do rapaz, Olinda cede à vontade paterna...
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor na f. rosto ao "bom amigo Armando".
Nada foi possível apurar acerca do autor ou do romance por inexistência de fontes bio-bibliográficas, incluindo a BNP, mas será oriundo da zona de Viseu, já que o livro foi impresso nessa cidade, e a sua dedicatória ao seu amigo, datada de 1900, foi escrita em Viseu.
"O anno de 1810 apparecia como que annuviado nos horisontes, quasi sempre alegres, da nacionalidade portugueza. Dir-se-hia proximo algum cataclysmo, d'esses que, d'um instante para o outro, metamorphoseiam gerações, deruem thronos e fazem novos escravos; d'essas transformações, vigorosas e radicaes, que submergem um povo na valla do Nada, fazendo-lhe desapparecer todo o prestigio e valor, força e acção, para, sobre as ruinas, posto que, muitas vezes, ainda incandescentes, levantarem uma nacionalidade, elevarem outro povo, que, menospresando as leis do direito e da justiça, - peculiares a cada um, se impõe, somente pelo direito da força que não pela força do direito.
Brutalidades incommensuraveis, só baseadas na ambição desmedida ou quasi sempre geradas do odio, rancor e inveja!
E Portugal o que temia para os seus horisontes apparecerem envoltos com a neblina escura e triste dos grandes receios?![...]
A fuga antecipada e cobarde, premeditada e anti-patriotica da corte de Portugal em 1807; as luctas e pugnas decorridas até 1810, eram um prenuncio infausto de factos que deviam realisar-se.
A desconfiança é quasi que um prognostico da realidade.
Os factos consummaram-se e em 1810 tinhamos novos combates com os francezes."
(Excerto do Prologo)
"Os soldados francezes, avidos de vingança, tinham espalhado o terror por toda a parte. Todos quantos podiam, fugiam á furia d'aquelles espectros.
A annunciada aproximação d'elles a Almeida, fez com que a maior parte dos habitantes de pozesse em fuga, com tudo o que podiam para não serem expoliados e roubados pelas hordas napoleonicas.
Em um dia quente e formoso, via-se seguir o caminho sinuoso dos valles e montes, um mancebo de olhar firme e intrasigente, montado n'um fogoso cavallo árabe, castanho, de crinas espessas e lustrosas, e de extraordinaria cauda; quem o visse com uma creança apertada de encontro ao peito arquejante, envolvida em fachas brancas de neve, seguido por uma mulher divinamente bella, de cabellos pretos, de azeviche, e com os olhos marejados de lagrimas, adivinharia, sem custo, que eram esposos e que temiam alguem.
Acompanhava-os, como creado-guia, um rapaz robusto dos seus 29 annos, de pelle acobreada, chapeu de aba larga, impedindo que o sol lhe désse no rosto e com um valente cajado pendente das mãos callosas, conduzindo duas cavalgaduras."
(Excerto de I - Á mercê do destino)
Encadernação coeva em meia de percalina com título gravado a seco e a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas com desgaste, sobretudo nos cantos. Interior correcto.
Muito raro.
Com interesse histórico e bibliográfico.
85€

Sem comentários:

Enviar um comentário