02 dezembro, 2023

CHAVE DO ESPERANTO (Esperanta Slosilo). Para as regiões de Língua Portuguesa. Lisboa, Lumo (Eldona Societo), [192-]. In-8.º (15x10 cm) de 32 p. ; C.
COSTA JUNIOR - CURSO POPULAR DE ESPERANTO EM DOZE LIÇÕES. Coligido por... Lisboa, Nova Vojo - Sociedade Esperantista Operária, [193-]. In-8.º (16x11,5 cm) de 23, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso conjunto para correcta aprendizagem do Esperanto, língua internacional, que teve no movimento operário mundial o veículo ideal para a sua projecção e divulgação.
"O esperanto é "uma linguagem neutra, fácil, que não prejudica as outras. Antes pelo contrário, promove os outros idiomas. O esperanto protege as outras línguas."
"Esperanto (originalmente: Lingvo Internacia) é a língua internacional planeada mais divulgada. O nome da língua vem do pseudónimo "Doktoro Esperanto" usado pelo médico judeu Ludoviko Lazaro Zamenhof no ano de 1887 quando publicou a base da língua. A versão em russo da primeira brochura sobre o idioma recebeu a permissão da censura para ser publicada em 26 de julho e esta data é considerada o dia de nascimento do Esperanto. Zamenhof pretendeu e conseguiu criar uma língua neutra de fácil aprendizagem, adequada para uso na comunicação internacional. O objetivo da língua, contudo, não era substituir outras línguas nacionais, mas funcionar ao lado delas como uma língua simples, fácil de aprender, neutra e, consequentemente, justa para a comunicação entre nações."
(Fonte: https://zamenhof.info/pt/esperanto)
"O Esperanto foi introduzido  no movimento operário português em 1917, data em que se fundou entre nós a primeira agrupação - a "Lisbona Verda Stela", Sociedade Esperantista Operaria, hoje a mais importante organização esperantista de Portugal."
(Excerto da apresentação)
Exemplares em bom estado geral de conservação, com um ou defeito de pequena monta. Cartonado o primeiro (conserva as capas originais) - em brochura o segundo.
Raro conjunto.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário