26 dezembro, 2023

CRÊ-TCHÊU - FAÇA-SE JUSTIÇA! Lisboa, Ofic. da Sociedade Nacional de Tipografia, 1926. In-4.º (24,5x17 cm) de 8 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Opúsculo de desagravo à figura de D. Manuel II, que segundo a autora - Crê-Tchêu - pseudónimo de Amália Gomes Barbosa -, foi injustamente destratado pela República.
Reproduz um trabalho de Sir Arthur Harding (1859-1933), com o título D. Manuel poderia ter sido salvo? - onde o diplomata explica os meandros políticos internacionais da época que conduziram à abdicação do monarca. No mesmo, é contada a história de um busto de Afonso Costa, enviado pelo próprio(?), ao último rei português. Reproduz ainda um artigo da escritora Miriam - publicado no Correio da Manhã - relacionado com a boda de D. Manuel, que é exemplo do seu sentimento patriótico.
Valorizado pela dedicatória autógrafa da autora.
"Duas palavras que veem iluminar com verdade o embrenhado tecido de mentiras que é a historia desses sangrentos dias de Outubro de 1910; que veem derrubar as infamias, as ignominias que se ergueram criminosamente em redor do Vulto mais prestigioso da vida portuguêsa de então.
Palavras que são autenticadas pelo nome de um diplomata ilustre que viveu entre nós, que bem conheceu o bas-fond da politica e os injustificaveis interesses de quem punha acima do sagrado interêsse da Patria e da Nação, os seus vis, mesquinhos e inconfessaveis desejos.
Neste folheto é Sir Arthur Hardinge que fala, pondo em estaque esse grande patriota, essa alma de eleição que é el-rei D. Manuel II, esse rei que embora exilado e perseguido não hesitou em saudar a bandeira do regimen que o afastara dos seus e do trono, respondendo aos que extranhavam o facto:
- É a bandeira que cobriu tantos soldados portuguêses mortos na guerra!"
(Excerto do preâmbulo - Duas palavras)
Índice:
Duas palavras | Nota de Miriam, intitulada Cerimonial Comovente | D. Manuel poderia ter sido salvo? - Indiferença britanica; - Outras amizades; - As opiniões do ex-Kaiser; - Esforços prolongados.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Frágil, com pequenos defeitos.
Raro.
15€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário