13 novembro, 2022

MELLO, Augusto Xavier de - O SR. ALFERES. (Costumes alemtejanos). [Prefácio de Gervásio Lobato]. Lisboa, Typographia da Papelaria Aurea, 1893. In-8.º (19 cm) de XV, [1], 402, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante romance de "costumes alentejanos" dedicado pelo autor a Gervásio Lobato, que assina o prefácio.
"As grandes qualidades, que fizeram de Augusto de Mello um actor ilustre, são precisamente as mesmas que fazem d'elle um escriptor distinctissimo. [...] Tem os dois principaes dons do escriptor moderno: saber ver bem, e saber dizer bem o que vê. O Sr. Alferes, o romance que vae ler-se, o primeiro livro de Augusto de Mello, está a demonstrar em cada paragrapho, em cada linha, a verdade do que dizemos."
(Excerto do Prefacio)
"Toda a gente, no Monte Airoso, segundo o preceito christão, descançava da lide fatigante d'uma semana de trabalho.
O mez d'agosto ia quente, suffocante. Ainda não tinham morrido passaros assados, como os velhos diziam que acontecera n'algum tempo, mas desde a semana d'além que o vento Suão era quente, abrazador, como se partisse da bocca d'um forno. A athmosphera turva e avermelhada assemelhava-se a um oceano de chamas, nas eiras nem uma palha da debulha se conseguia mover, alguns pobres pardalitos haviam já cahido dos ramos das arvores, atordidos pelo calor, e até dois laboriosos ceifeiros, dos contratados na Beira - os ratinhos, como lhes chamam no Alemtejo, tinham succumbido na vespera, no meio da ceara que ceifavam, lá para as bandas do Guadiana."
(Excerto do Cap. I - O Domingo)
Augusto Xavier de Melo (1853-1933). "Actor, natural de Lisboa. Levado aos três anos de idade para Reguengos de Monsaraz, ali ficou confiado aos cuidados de um tio Médico que se encarregou da sua educação. Depois de frequentar as escolas de Mourão e Moura, completou os seus estudos no Liceu de Évora.
Regressando a Lisboa em 1861, onde pouco tempo conviveu com seu pai, que morreu meses depois, viu-se na necessidade de prestar serviços num escritório comercial, a fim de granjear o seu sustento.
Atraído pela Arte Dramática, valeu-lhe a influência do seu amigo, Actor Vale, para ingressar no Teatro Ginásio, onde se estreou na comédia Informações, em 11-06-1870. Empregado comercial, ingressou no Ginásio, tendo-se estreado na comédia Informações, em 11-06-1870. Não tardou a entrar para o Teatro de Dona Maria II, tendo-se evidenciado na peça Princesa Jorge. Distinguiu-se como actor, ensaiador e director de cena. Em 1901 foi nomeado Professor da Aula Dramática do Conservatório e membro do Conselho Dramático. Colaborou em jornais, escreveu o romance O Senhor Alferes e a comédia A Descoberta do Doutor Quaresma e publicou O Manual do Ensaiador Dramático e O Actor e o Teatro."
(Fonte: https://ruascomhistoria.wordpress.com/2019/10/29/quem-foi-quem-na-toponimia-do-municipio-de-reguengos-de-monsaraz-2/)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário