03 novembro, 2022

FORJAZ, Jorge - OS TEIXEIRA DE SAMPAIO DA ILHA TERCEIRA
. Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna do Porto, 2001. In-4.º (24,5 cm) de 602, [2] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de fôlego sobre os Teixeira de Sampaio, família ilustre da Ilha Terceira, Açores, com origem em Chaves, Trás-os-Montes.
Trabalho galardoado com o Prémio 3.º Marquês de São Payo (História Genealógica), impresso em papel de superior qualidade, por certo com tiragem reduzida.
Livro ilustrado no texto com retratos individuais e em grupo, e em separado com um desdobrável genealógico: Os Teixeira de Sampaio dos Açores. As malhas de uma fulgurante ascensão social.
"Um trabalho desta natureza deverá tentar alcançar sempre dois objectivos - o de ser cientificamente correcto e o de fornecer aos eventuais leitores - que não serão sempre, e necessariamente, especialistas na matéria - uma boa fonte de informação, respondendo às suas questões e facilitando-lhes o acesso a fontes que normalmente não compulsam, ou que, mesmo, desconhecem.
É lugar comum afirmar-se que uma boa genealogia, a mais correcta e a mais indiscutível, é a que se baseia em registos paroquiais, ou seja, na mais clara e objectiva fonte de informação. [...]
No caso em apreço, em que me permito recuar a genealogia até à Alta Idade Média, é evidente que vou muito para além dos registos paroquiais. Diga-se, de passagem, que o estudo que aqui se apresenta não foi fácil, mesmo com recurso a paroquiais, pela errância permanente desta família que, ao longo de séculos foi mudando consecutivamente de lugar de residência - de Chaves a Carrazedo, daqui ao Porto e depois a Lisboa, até se fixar nos Açores, donde regressará depois a Lisboa e daí espalhando-se por todo o país e até mesmo pelo estrangeiro."
(Excerto do preâmbulo - A abrir)
Jorge Forjaz (n. 1944). "Nasceu em Angra do Heroísmo em 1944. Licenciado em História U.P., assessor principal da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo. Diretor Regional dos Assuntos Culturais dos Açores (1976-1984), diretor do Museu de Angra (1984-1988), secretário-geral do Festival Internacional de Música de Macau (1989-1991), conselheiro cultural junto da Embaixada de Portugal em Rabat e diretor do Centro Cultural Português nessa cidade (2003-2006). Sócio do Instituto Açoriano de Cultura; sócio efetivo do Instituto Histórico da Ilha Terceira; sócio de mérito da Academia Portuguesa da História, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, diretor da revista Atlântida (1978-1984), etc., etc."
(Fonte: http://www.ingesc.org.br/2018/02/conferencia-de-genealogia-em-florianopolis-dia-24-de-fevereiro-de-2018/)
Exemplar em brochura, bem conservado. Rubrica de posse na f. rosto.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e genealógico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário