29 março, 2022

LIVRO GENEALOGICO DOS CÃES PENINSULARES.
Propaganda da Revista A CAÇA
. Lisboa, Typ. e Lith. de A. E. Barata, 1901. In-8.º (18 cm) de 31, [1] p. ; il. ; B. Col. Bibliotheca do sportsman e do agricultor - N.º 1
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do cadastro canino em Portugal. Livrinho publicado em 1901, nos alvores do registo e certificação dos animais entre nós, actividade desenvolvida por alguns poucos entusiastas - proprietários e criadores amadores. Com indubitável relevância e interesse histórico.
Julgamos que se terá publicado apenas este número 1, de uma colecção que prometia divulgar assuntos relacionados com o mundo da agricultura e da caça desportiva.
Inclui o Regulamento do Livro Genealogico dos Cães Peninsulares, seguindo-se até final, a lista de inscrições no Livro Genealogico, sendo nela mencionado o nome dos cães, características morfológicas, data de nascimento, proprietário e origem, com informações pertinentes sobre a "linhagem" dos animais.
Livro ilustrado ao longo das páginas de texto com fotogravuras de exemplares de diversas raças caninas.
"Nenhum dos meios empregados até hoje para conservar na sua pureza as raças dos animaes uteis ao homem, como o cão e o cavallo, tem sido mais proficuo do que os livros das suas genealogia. Nos paizes onde este nosso fiel, submisso, e dedicado companheiro é apreciado conforme o seu valor e os serviços que nos presta, desde muito que grandes fidalgos e ricos proprietarios ruraes, distinctos amadores da caça, comprehenderam que era indispensavel fundar um registro, por elles garantido, onde se inscrevessem, com a genealogia dos seus progenitores, os cães que, pela sua belleza das sua formas, e pelas suas faculdades especiaes, representassem typicamente as raças a que pertenciam, merecendo ser considerados como padrões, aptos,a reproduzil-as e mantel-as. A inscripção nestes livros - kennel stud book lhes chamam os inglezes - constitue o brasão dos animaes que nelle são admittidos, e é portanto a fiança da nobresa do seu sangue.
Estes livros de origens, propriedade da redacção de jornaes da especialidade, de grandes sociedades, ou de grupos de amadores, que se dedica, á creação e aperfeiçoamento das raças, constituem hoje uma especie de Registro official, cuja auctoridade é reconhecida e respeitada das exposições, nos concursos, nos field-trials, finalmente em todos os logares em que ha premios a disputar, e rivaes a vencer, tendo grande valor os seus attestados em todas as transacções em que figura este sympathico e prestadio animal."
(Stud book)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário