16 outubro, 2016

NOVAES, João - O LIMITE DAS HORAS DE TRABALHO NAS FABRICAS. Dissertação inaugural apresentada á Escóla Medico-Cirurgica do Porto. Porto, Typographia Occidental, 1890. In-8.º (22,5cm) de 91, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo pioneiro sobre as condições de trabalho do operariado em finais do século XIX. O autor defende a diminuição das horas de trabalho, demonstrando uma consciência social e um ideal progressista pouco comum para a época.
"No 1.º de maio d'este anno, o operariado do mundo inteiro reclamou, como limite para o dia de trabalho, - 8 horas.
No Porto, tambem a manifestação foi imponente. Mais de 12:000 operarios vi eu reunidos em comicio, protestando pacificamente contra o excessivo trabalho a que os obrigam, e confesso que esta grande reunião me impressionou dolorosamente, inspirando-me toda a sympathia pela sua causa.
O que elles pediam, hoje, como hontem, como ha um seculo já, era uma diminuição, uma delimitação das horas de trabalho; e na sua estatura diminuta, na sua magreza, no rachitismo de muitos, no macilento de todas as faces, na pouca limpeza dos seus vestuarios andrajosos, se reconhecia a justiça da sua petição.
Toda uma classe de victimas escravisadas pelo capital alli estava, paciente e ignorante, pedindo, talvez sem fé de serem attendidos, o que é uma necessidade que se faça não só para bem d'elles, mas por utilidade da nação, por utilidade do proprio industrial.
Sim, porque é preciso que se saiba, como mais adeante creio provar á evidencia, que longe de diminuir, a producção augmenta, se o operario não soffrer um trabalho excessivo, que dia a dia o vae definhando até o inutilisar."
Matérias:
 O dia de trabalho na Europa:
Inglaterra; Allemanha; Hollanda; Austria; Italia; Suissa; Belgica; França; Hespanha; Portugal.
Indústrias:
Fundições de ferro: Massarellos; O Ouro; Fundição de Miragaya; Fabrica do caes do Bicalho e da Arrabida; Fundição do Bolhão; Boa Viagem e Monchique.
Distillações: Distillação da Furada; Fabrica de Paço de Rei; Distillação do Cavaco e Furada; Fabrica de distillações de Campanhã.
Serração de madeira e pregaria de arame: Aurificia.
Lanificios: Lordello.
Fiação de tecidos de algodão: Salgueiros; Asneiros.
Regulamento do Trabalho nas Fabricas [35 artigos], 1889, O administrador geral, Oliveira Martins.
Regulamento do Serviço de Saude e Beneficiencia da Administração geral dos tabacos
I - Organisação geral. II - Serviço medico. III - Cooperativas. IV - Caixa de socorros. V - Reformas. VI - Caixa economica.
Physiologia e hygiene do trabalho nas fabricas. Trabalho e repouso.
O dia normal de trabalho (conclusões).
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas, com defeitos. Assinaturas de posse na contracapa.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário