25 outubro, 2016

EÇA, Vicente Maria de Moura Coutinho Almeida d' - O OFFICIAL DE MARINHA. Oração lida na Sessão Solemne de Abertura das Aulas em 18 de Outubro de 1899. Por... Capitão tenente da armada, Official e cavalleiro da ordem militar de S. Bento de Aviz, [etc.]. Lisboa, Imprensa Nacional, 1899.
[Junto com]
EÇA, Vicente Almeida d' - NYASSA PORTUGUEZ. Por... (Separata da Revista Portugueza Colonial e Maritima). Lisboa, Livraria Ferin, 1899.
In-8.º (21cm) de [2], 30 p. + [2], 33, [1] p. B.
1.ª edição.
Ambos os opúsculos se encontram muito valorizados pela dedicatória autógrafa do Almirante Vicente Almeida de Eça.
Vicente de Moura Coutinho Almeida de Eça (1852-1929). “Vice-almirante. Em 1885 foi nomeado lente da cadeira da Escola Naval – Direito Internacional Público Marítimo e História Marítima, cargo que ocupou mesmo depois de atingir o limite de idade. Antes de 1896 foi vogal da Comissão Central de Pescarias, que realizou estudos oceanográficos. Presidente da Sociedade de Geografia e Director da Escola Superior Colonial. Foi parlamentar da Monarquia e Sócio de 1.ª classe da Academia das Ciências de Lisboa. Representou Portugal em diversos congressos científicos no estrangeiro, tendo tido uma acção importante nos trabalhos para um tratado com a Espanha, sobre assuntos de pesca. É vastíssima a sua bibliografia: "O Infante D. Henrique e a Arte de Navegar dos Portugueses"; "Luís de Camões Marinheiro"; "O Oficial de Marinha", etc.
Exemplares brochados em bom estado de conservação. O 2.º livro não possui capa de brochura; nenhum deles apresenta contracapa.
Raro conjunto.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário