08 outubro, 2016

CASTRO, Eugenio de - GUIA DE COIMBRA. Por... Publicação official da Sociedade de Defesa e Propaganda de Coimbra. Coimbra, F. França Amado - Editor, [s.d.]. In-8.º (16,5cm) de 103, [1] p. ; [27] f. il. ; [1] planta desd. ; [16] p. pub. ; B.
1.ª edição.
Curioso guia de Coimbra. Muito ilustrado com 27 estampas intercaladas no texto e uma planta desdobrável de Coimbra e arredores. No final do livro contam-se 16 páginas inteiramente dedicadas à publicidade local.
"Coimbra é como certas mulheres que depois de haverem soffrido os maiores ultrajes do tempo e do destino, conservam ainda na decrepitude eloquente signaes da belleza que tiveram em moças.
Ao passo que, nos outros paizes da Europa e até na visinha Hespanha, injustamente classificada de barbara, a modernisação das povoações historicas se tem feito assisadamente, abrindo-se novos bairros de ruas amplas e arejadas, mas conservando-se com respeito a parte antiga nos seus elementos monumentaes e pittorescos, em Portugal, pelo contrario, a falta de cultura artistica, a decadencia da aristocracia, o desdem pela tradição e a incompetencia da maior parte das edilidades, descaracterisaram por completo as cidades, arrasando ou deixando cahir desalmadamente castellos e muralhas, templos e solares, duplamente interessantes e veneraveis, pelo que valiam como obras d'arte e pelas nobres coisas que do passado nos diziam. [...]
Mas paremos. Não é nosso intento fazer uma resenha minuciosa e completa de todos os crimes de lesa-arte e de lesa-historia perpetrados em Coimbra, o que nos levaria muito longe. [...]
O que resta, e de que daremos succinta mas verdadeira noticia n'esta Guia, pode ainda proporcionar aos espiritos delicados alguns dias de elevada delicia."
(excerto da introdução)
Indice:
- Aqueduto de S. Sebastião. - Arco de Almedina. - Associação dos Artistas. - Asylo da Infancia Desvalida. - Brasão de Coimbra. - Cemiterio da Conchada. - Collegio Novo. - Collegio de S. Bento. - Collegio da Trindade. - Collegio das Ursulinas. - Collegio de Santa Thereza. - Convento de S. Francisco. - Egreja do Carmo. - Egreja da Graça. - Egreja de S. Salvador. - Egreja de Santa Cruz. - Egreja de Santa Justa. - Egreja de S. Bartholomeu. - Egreja de S. Domingos. - Egreja de S. Thiago. - Jardim Botanico. - Jardim da Manga. - Monumentos commemorativos. - Mosteiro de Cellas. - Mosteiro de Sant'Anna. - Mosteiro de Santa Clara. - Museu Machado de Castro. - Paço de Sub-Ripas. - Palacio Ameal. - Parque de Santa Cruz. - Passeios e excursões. - Penedo da Meditação. - Penedo da Saudade. - Picôto dos Barbados. - Preambulo. - Santa Clara a Velha. - Santo Antonio dos Olivaes. - Seminario Episcopal. - Sé Nova. - Sé Velha. - Thesoiro da Sé. - Universidade.
Eugénio de Castro e Almeida (1869-1944). "Nasceu em Coimbra em 4/3/1869 e faleceu a 18/8/1944. Poeta e professor universitário, em Coimbra, onde também fez os seus estudos preparatórios e concluiu o seu curso superior de letras (1885-1888). Nomeado pouco depois adido à legação de Portugal em Viene de Áustria, não tardou em desistir da carreira diplomática, escolhendo a carreira do magistério. Considerado o introdutor do simbolismo em Portugal, tem um percurso literário que oscila entre uma fase inovadora e uma outra neoclássica, de maior sobriedade estilística, até se aproximar do movimento neo-romântico, desembocando num culto de simplicidade e num regresso de forma tradicionais como por exemplo a quadra popular. Muitos dos seus poemas foram traduzidos em diversas líguas, para espanhol, italiano, sueco, entre outras.”
(fonte: wiki.ued.ipleiria.pt)
Exemplar em bom estado geral de conservação. Assinatura possessória datada na capa. Pequena falha de papel na extremidade inferior da lombada.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário