01 outubro, 2014

SOUSA, Joaquim Sabino Eleuterio de - O MATADOURO MUNICIPAL DE LISBOA : L'ABATTOIR MUNICIPAL DE LISBONNE. Por... Lente de veterinaria no Instituto Geral d'Agricultura e Inspector do mesmo matadouro. Lisboa, Lallemant Fréres, Typ. : Fornecedores da Casa de Bragança, 1878. In-8º grd. (21,5cm) de VII, [1], 311, [3] p. ; E.
Edição bilíngue (português/francês). Ilustrada com quadros e tabelas nas páginas do texto.
1.ª edição.
"A Camara Municipal de Lisboa, por proposta do ex.mo sr. vereador Serzedello Junior, deliberou commeter-nos a honrosa missão e o não somenos difficil e laborioso encargo de redigirmos a presente Memoria, com o fim de ministrar ao jury, que na proxima Exposição Universal de Paris, tem de julgar os productos expostos pela Administração do matadouro publico da capital, os elementos indispensaveis para com bom conhecimento de causa poder avaliar os processos industriaes seguidos na preparação d'aquelles productos, e outrosim para o esclarecer e informar ácerca da organisação geral do matadouro e de todo o serviço technico, sanitario, economico e administrativo confiado á sua direcção superior."
(excerto da introdução)
"Os matadouros municipaes são estabelecimentos sujeitos ás leis geraes d'hygiene publica e de policia sanitaria, administrados e superintendidos por empregados e fiscaes de nomeação dos municipios, onde os marchantes, mediante o pagamento de quotas previamente fixadas, effectuam a matança e esquartejamento do gado destinado á alimentação publica, e a preparação de todos os productos, miudezas e residuos animaes que d'elle derivam, com o fim de os apropriar aos diversos misteres das industrias, que os utilisam."
(excerto do Esboço historico)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Lombada cansada. Assinatura de posse na f. rosto. Anotações a lápis no texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário