27 outubro, 2014

MARQUES, A. H. de Oliveira - BERNARDINO MACHADO. Com a colaboração de Fernando Marques da Costa. Lisboa, Edições Montanha, 1978. In-8.º (22cm) de LXIX, [1], 289, [17] p. ; [14] p. il. ; B.
1.ª edição.
Com fotografias a p.b. impressas sobre papel couché em folhas separadas do texto, reproduzindo fotos e desenhos, adornando diversos momentos da vida pública e privada do estadista.
Obra bio-bibliográfica sobre o Bernardino Machado, figura cimeira da República.
"Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu em 1851. Em 1871, no período das Conferências do Casino, fazia vinte anos. Pouco importa que não tivesse participado activamente no movimento contestatário, anterior, de resto, alguns anos à sua maturidade plena como estudante de Coimbra. [...]
Foi Bernardino Machado menos revolucionário, menos crítico do que eles, na sociedade do seu tempo? Sim e não. Bernardino Machado começou, sem dúvida, a contestar mais tarde do que os seus parceiros. Não o fez tão jovem. [...] É mais tarde que ele vai atacar. É na plena maturidade e - facto assombroso - na plena velhice que a sua contestação se levanta. Mas levanta-se sem tibieza, sem compromisso, sem limite."
(excerto da introdução)
Matérias: Introdução. Tábua cronológica fundamental. Tábua bibliográfica. 1 - Infância e Adolescência. 2 - O Professor. 2.1 - O Cientista. 2.2 - O Pedagogo. 3 - O Político Monárquico. 3.1 - O Parlamentar. 3.1.1 - Na Junta Geral do Distrito de Coimbra. 3.1.2 - Deputado Regenerador. 3.1.3 - Par do Reino. 3.2 - Ministro das Obras Públicas. 3.3 - Período de Evolução e Crítica. 3.4 - Grão-Mestre da Maçonaria. 4 - O Propagandista da República. 5 - O Homem Público Republicano - 1.ª Período.
5.1 - Ministro dos Negócios Estrangeiros. 5.2 - Senador e Publicista. 5.3 - Diplomata no Brasil. 5.4 - Chefe do Governo. 5.5 - Presidente da República. 6 - O Primeiro Exílio. 7 - O Homem Público Republicano - 2.º Período. 7.1 - Senador. 7.2 - Chefe do Governo. 7.3 - Presidente da República. 8 - O Segundo Exílio. 9 - Os últimos Anos. Bibliografia mais importante sobre Bernardino Machado. Índice Analítico.
António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques (1933-2007). “Foi um destacado professor universitário e historiador português. Considerado um dos grandes historiadores portugueses contemporâneos, as suas obras, são instrumentos de grande importância para os estudiosos da História de Portugal. A sua participação na crise académica de 1962 resultante da luta promovida pelos estudantes contra a ditadura do Estado Novo, esteve na origem do seu afastamento da universidade portuguesa. Entre 1965 e 1970 esteve nos Estados Unidos, onde leccionou em várias instituições, como a Universidade do Alabama, da Flórida, Columbia e Minnesota, entre outras. Em 1970, durante a «Primavera Marcelista», regressou a Portugal, reingressando na universidade portuguesa depois da Revolução do 25 de Abril, em 1974. Foi director da Biblioteca Nacional de Lisboa entre 1974 e 1976. Em 1980 fundou o Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho como historiador incidiu especialmente sobre a Idade Média, a Primeira República e a maçonaria.”
Exemplar brochado, manuseado, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário