02 outubro, 2014

PINTO, Silva - FRENTE A FRENTE! : 1908. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira, 1909. In-8º peq. (13cm) de 400 p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa colecção de crónicas, escritas com a fina ironia que caracteriza o trabalho de Silva Pinto.
"As auctoridades acabam de proceder, em Paris, contra uns theatros onde se expunham mulheres núas. Diversas pessoas sérias approvam. Cheira-me a hypocrisia o procedimento das auctoridades, mais o das pessoas sérias.
Quem não quer vêr, não vae ao espectaculo. Eu quizera vêr; como estheta - gosto do nú.
Vejo n'um jornal da noite, de Lisboa, que os estrangeiros se indignam, ao regressarem ás suas patrias, pelas taes immoralidades que viram em Paris. Creio que se irritam a valer - por terem de regressar á patria.
Pobres mulheres núas! não podem as pessoas sérias vêr uma camisa lavada a um homem... nem uma mulher sem camiza! Corja!"
(crónica retirada da obra)
António José da Silva Pinto (1848-1911). "Foi um crítico literário, ensaísta, dramaturgo e romancista português, da segunda metade do século XIX. Foi um dos principais doutrinadores do Realismo-Naturalismo, privilegiando a estética de Balzac, de cuja obra foi tradutor e grande admirador, e a crítica de Gustavo Planche. Depois de uma passagem pelo colégio de jesuítas de Campolide, começa a trabalhar como ajudante de despachante de alfândega. A partir de 1872, dedica-se ao jornalismo, estreando-se como colaborador no jornal O Trabalho e fundando, juntamente com Magalhães Lima, Gomes Leal, Guilherme de Azevedo e Luciano Cordeiro, a revista literária O Espetro de Juvenal. Ao longo da sua vida, deixará uma imensa colaboração dispersa por periódicos como O Ocidente, Jornal da Tarde, A Atualidade, A Voz do Povo, Revista do Norte e Revista Literária, parte da qual foi posteriormente recolhida nos três volumes dos Combates e Críticas. Em Espanha, combate ao lado dos republicanos contra os carlistas. Depois de uma estada de dois anos no Brasil, regressa a Portugal."
(in infopedia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. As capas são simples, lisas, aparentando ser uma solução provisória, antes de encadernar.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário