26 outubro, 2014

OLIVEIRA, Major J. Braz de - O EXÉRCITO PORTUGUES EM A GRANDE GUERRA : scenas e factos. Lisboa, Tipografia da Emprêsa Diário de Notícias, 1924. In-4º (24,5cm) de 74 p. ; B.
Com uma carta-prólogo do General João Jalles.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Episódios da Grande Guerra. Relato do autor, combatente em França. Preso a 9 de Abril de 1918, durante a Batalha de La Lys, foi enviado para Mecklemburgo donde tentou escapar. Estes são os apontamentos das suas memórias e das suas reflexões.
"Só, muito instantemente, rogado por camaradas e amigos, faço hoje sair à publicidade êstes apontamentos, tomados no pr´prio logar e logo em seguida aos factos, não por se ligarem à minha pessoa, mas porque, envolvendo outras, eu não tenho, na verdade, o direito de os deixar no olvido, a que eu próprio os condenara, por uma especial modalidade do meu espírito.
Aí vão, pois, desalinhados, quási como figuram no meu canhenho.
A vida do prisioneiro em terras da Alemanha, foi uma vida de horror! Brevemente tratarei dêsse assunto, tratando agora só das causas, execução e consequências desta fuga."
(excerto do texto, Fuga de um campo de prisioneiros na Alemanha)
Matérias:
- Fuga de um campo de prisioneiros na Alemanha.
- Livres... pela fuga, apesar do armistício.
- Episódios de Guerra.
- De 9 de abril a 11 de novembro de 1918.
- 9 de Abril.
- Em África e na França.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário