17 agosto, 2012

NUNES, Manuel – AS MEMÓRIAS DE UM AGENTE DA POLÍCIA. O chefe Pereira dos Santos contou-me a sua vida. Lisboa, Editora Marítimo-Colonial, 1945. In-8º (19cm) de 291, [5] p. ; il. ; B.
Ilustrado em separado com fotogravuras do chefe Pereira dos Santos
Interessante livro de memórias do “Super-polícia” Pereira dos Santos, pejado de episódios, na sua grande maioria, dos anos que se seguiram à implantação da República, com a participação de algumas personalidades da época, entre outros, Brito Camacho, Afonso Costa, João Franco, Bernardino Machado, Homem Cristo, Sidónio Pais, etc. Contém memórias sobra a organização da Policia Preventiva.
Matérias:
Quem é Pereira dos Santos? O segredo de Brito Camacho. Pereira dos Santos, moço de fretes. O primeiro polícia da República. Como se assaltavam as “batotas”. Afonso Costa e João Franco. Um drama em Estói. O chefe Pereira dos Santos condenado. A campainha do Marquês de Pombal. É preciso prender um. Noblesse oblige! Uma greve operária. A expulsão de Homem Cristo. Um episódio do 14 de Maio. Pereira dos Santos passador de notas falsas. Os amigos são para as ocasiões. Um atentado ao “Sud”. Um cão descobre um crime. A “hidra” no tempo de Liberato Pinto. Atentado frustrado. Uma ordem secreta de Sidónio Pais. As madrugadas do Sr. Bernardino Machado. “Todos ficamos servidos”. O que anda aqui a fazer? “Condessas” a dez contos. O mistério de um crime. Um homem misterioso. Segredo trágico. A arte ao serviço do crime. Madame Brouillard. Policia ou carteirista? O amor não é uma bola. Cuidado com as assinaturas. Os “órfãos” inconsoláveis”. A carteira de Maeterlinck. O bébé Lindberg não foi raptado? O falso Dr. Jacinto Simões. A quadrilha do presidiário. Três incêndios misteriosos. Lisboa por dentro. A sorte grande no Limoeiro. Coisas que sucedem. Matei o professor Gueifão! Amor a quanto obrigas. A polícia também teu coração. O roubo do Ministério das Subsistências. Um automóvel esquerdista. Coma se fazem notas. A estreia de Pereira dos Santos. As botas do padeiro. Alexandre Braga ataca Pereira dos Santos. Um falso denunciante. A arte de enganar o próximo. Quem matou? Romance de uma rapariga pobre. A luta contra os falsários. Um caso de “chantage”. As libras do inglês. Uma aventura amorosa. Nota final.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário