18 junho, 2012

12 DE OUTUBRO. 12 de Outubro de 1918 - 12 de Outubro de 1919. Porto, António Faria, 1919. In-fólio (38x52cm) de 4 p. ; il. ; B.
Número Único. Comemorativo da generosa e patriótica tentativa revolucionária de 12 de Outubro de 1918.
“Triunfante o 12 de outubro, teria logo findado o equivoco sidonista, escavacado o ídolo, restaurada a Republica. Sobretudo, ter-se-ia evitado ainda talvez que o armistício nos viesse colher, como beligerantes, em tão critica situação. Vencedor – há males que vêm por bem – o equivoco sidonista foi atá às suas finais e lógicas consequências no Pôrto e em Monsanto. E todos viram e todos puderam vêr que, quando nós lutávamos contra o dezembrismo não combatíamos por um partido, mas pela Republica. Assim tivesse sido possível então todo êsse martirologio dos republicanos do Porto, encarcerados, espancados, feridos na sua dignidade politica e até na sua dignidade especifica. (Marques Guedes)
“O periodo que se seguiu ao 12 de Outubro de 1918 está ainda – para bem da República – na memória de tôdos. Ondas de lama e de sangue rolavam por todo o país, cobrindo-nos de podridão e de esterco. Encheram-se as prisões de republicanos; torturaram-se, martirisaram-se aqueles que tinham a hombridade de se dizerem republicanos…” (P. M.)
Exemplar em bom estado geral de conservação.
Raro, com interesse histórico. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário