19 junho, 2012

MONIZ, Jorge Botelho - O 18 DE ABRIL (elementos para a historia d'uma revolução vencida). Por... 3.º milhar. Lisboa, Edição do Auctor - Depositário Casa-Ventura Abrantes, 1925. In-8.º (20cm) de 340, [6] p. ; E.
1.ª edição.
"Eu sei, meus senhores, que por virtude deste meu livro, a manada politica, ou se calará receiosa de aumentar o escandalo, ou, na impossibilidade de negativa, arremeterá contra mim, chifres em riste, chamando-me vendido ás forças vivas e insinuando outras calunias de igual jaez. Tomem nota: Todos aqueles, sejam quem forem, que em vez de discutirem livre, mas honestamente, as minhas asserções enveredarem pelo caminho da torpesa e do insulto, d'antemão fiquem sabendo que, um por um, ou a varios de cada vez, lhes varro os focinhos a cavalo marinho, ou lhes desmancho os rabos a pontapés. E se isto não fôr suficiente ha outras armas mais positivas. Não tenho medo. E se eles se julgarem injustamente atacados por este meu livro, que venham fazer-me o mesmo. D'aqui os desafio, corja de assassinos!"
(Advertência do autor)
"Ao escrever as linhas despretenciosas que vão lêr-se fi-lo apenas como aproveitamento das horas de forçado ocio originadas na minha reclusão. Desde a Penitenciaria, á fragata D. Fernando, - do forte da Graça em Elvas e do Presidio da Trafaria até á casa onde a generosidade dum amigo me deu guarida, apoz a minha fuga - eu tenho tido arrastados mezes a que dar ocupação. [...] Alcunhado de traidor, como todos os meus bravos camaradas da revolução, eu, que como eles fui trahido, - em presença das categorias das pessôas que nos atacam, sómente posso levar o caso a rir. [...] Á canzoada bravia, ainda não repleta dos ossos do orçamento, que nos morde nas canelas depois de vencidos, eu dedico estas paginas. Não são positivamente manteiga em focinho de cão. Mas podem muito bem sêr chicotadas na garupa de traidores ou desavergonhados."
(Excerto do prefácio)
Encadernação nova em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário