20 junho, 2012

ARNOSO, Conde d' - JUSTIÇA! Discursos proferidos na Camara dos Dignos Pares do Reino em 1908, 1909 e 1910. Lisboa, Typographia Editora José Bastos, 1913. In-4.º (24,5cm) de 109, [1] p. ; B.
Edição póstuma publicada por ocasião do 2.º aniversário do falecimento do Conde de Arnoso.
Ilustrada com um retrato do Conde de Arnoso em extratexto.
“Reunindo aqui em volume, e revistos, os discursos proferidos por meu Pae na antiga Camara dos Pares, um unico intuito me move: prestar homenagem á sua saudosa e nobilíssima memoria, fazendo resaltar esse período doloroso em que, de tudo e de todos isolado, sem um só desfalecimento, corajosamente defendeu e levantou, até ao desmoronar do regímen, a memoria do Amigo morto, que elle lealmente servira e delicadamente amàra.” (excerto da introdução)
Bernardo Pinheiro Corrêa de Mello (1855-1911), “1º Conde de Arnoso, foi oficial de Engenharia e secretário particular do rei D. Carlos, lugar privilegiado de observação e participação dos eventos políticos e sociais que marcaram a passagem do século XIX para o XX. Contemporâneo e amigo de alguns dos principais vultos da Geração de 70, integrou o grupo dos Vencidos da Vida. Monárquico convicto e membro da Câmara dos Pares intervém contra o regicídio. Esses discursos foram reunidos sob o título Justiça!"
(fonte: www.purl.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário