07 agosto, 2023

MACHADO, Fernando Falcão -
NOTAS PARA O ESTUDO DA SISMICIDADE DE SETÚBAL. Separata do n.º 21 da Revista A Terra. [Por]... Professor do Liceu do Carmo, Sócio da Sociedade de Meteorologia e Geofísica de Portugal. Coimbra, Tipografia Bizarro, 1936. In-8.º (22 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição independente.
Curioso estudo sismológico sobre a cidade de Setúbal. Inclui lista cronológica pormenorizada dos sismos sentidos em Setúbal - de 1531 a 1755 - e, retirada dos trabalhos de Pereira de Sousa, desde 1756 a 1909. Inclui ainda testemunhos de vários de abalos sentidos na cidade, e a lista anterior, organizada por Falcão Machado, segundo as escalas de intensidade.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Alfredo Cota.
"Quando se dá uma vibração da crusta terrestre devido a um abalo ou choque numa região profunda - dá-se um tremor de terra ou um sismo.
O abalo causador do sismo ocorre numa região chamada hipocentro, e esta pode ser um ponto, ou uma faixa; à região correspondente na superfície da terra, portanto, a mais próxima do local do abalo, chama-se epicentro. [...]
Setúbal encontra-se no cruzamento do paralelo 38º 31' 02'', de latitude Norte com o meridiano de 8º 51' 05'', de longitude Ocidental de Greenwich (onde 0º 14' 02'' a Leste de Lisboa), que são as suas coordenadas mais vulgares.
A cidade assenta em terreno de diversa índole geológica: para leste, a partir do bairro das Fontaínhas, estende-se um planalto, constituído por sedimento de areia aglutinado com barro, datando do Miocénico, de fácies marinha, que integra esta região na bacia terciária do Tejo e do Sado; para ocidente, logo se encontra a Serra da Arrábida, enrugada no Pliocénico e apresentando, actualmente, grande predomínio de terrenos jurássicos, em massas rochosas, ou compactos aglomerados, de origem calcárea, formando os célebres mármores da Arrábida. [...]
A região, é, pois, caracterizada pela sua estrutura tectónica , cortada de falhas, e que  a complicam e imprimem um aspecto, talvez único, no conjunto físico do território português; e, com tal feição, não admira que seja um centro sísmico notável e importante."
(Excerto do trabalho)
Fernando Falcão Machado (Coimbra, 1904 - Porto, 1993). Nasceu em 28 de Maio de 1904 no Largo da Castelo, Coimbra. Professor e publicista. Casou com Maria Ana Cabedo Garcia, natural de Setúbal. Publicou trabalho de temática diversa - etnográfica, sociológica, geográfica, etc. - relacionada sobretudo com a zona de Coimbra, de onde era natural, e Setúbal, a sua cidade por adopção. Faleceu em 23 de novembro de 1993 na freguesia de Paranhos, Porto (89 anos de idade).
Exemplar em brochura, bem conservado. Capa apresenta tonalidades diferentes por acção da luz.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário