22 junho, 2023

LEADBEATER, C. W. - A CLARIVIDENCIA. Tradução de Fernando Pessoa. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira & C.ª (Filhos), 1924. In-8.º (19 cm) de 200 p. ; B. Colecção «Theosofica e Esoterica» - III
1.ª edição.
Interessante ensaio esotérico muitíssimo valorizado pela tradução de Pessoa, também ele, espiritual e filosoficamente, devotado ao misticismo e à doutrina teosófica.
"Literalmente, clarividencia quer dizer simplesmente «vêr claro», e é uma palvra que tem sido bastas vezes mal empregada, e mesmo degradada ao ponto de a applicarem para descrever as artimanhas d'um charlatão num theatro de variedades. Mesmo no seu sentido mais restricto, abrange um grande numero de phenomenos, tão divergentes nos seus caracteristicos que não é facil dar uma definição do termo que seja ao mesmo tempo concisa e justa. Tem-se-lhe chamado «visão espiritual», mas não se pode conceber traducção mais erronea, porque na grande maioria dos casos não está ligada a ella faculdade alguma que de longe mereça que a honrem com um nome tão elevado.
Para os fins d'este tratado poderemos, talvez, definil-a como sendo o poder de vêr o que está occulto á visão physica normal. Será bom explicar, tambem, que ella é frequentemente (se bem que não sempre) acompanhada por aquillo a que se chama «clariaudição», ou seja o poder de ouvir aquillo que o ouvido physico normal não pode abranger; tornaremos o tema, que constitue o titulo d'este livro, extensivo tambem a esta faculdade, para que evitemos estar constantemente a empregar duas palavras onde só uma é suficiente."
(Excerto do Cap. I, O que é a clarividencia)
Indice:
O que é a clarividencia. II - Clarividencia simples: Completa. III - Clarividencia simples: Parcial. IV - Clarividencia no espaço: Intencional. V - Clarividencia no espaço: Semi-intencional. VI - Clarividencia no espaço: Não-intencional. VII - Clarividencia no tempo: O Passado. VIII - Clarividencia no tempo: O Futuro. IX - Methodos de desenvolvimento.
Charles Webster Leadbeater (1854-1934). "Nasceu em 1854, em Stockport, Reino Unido, e faleceu em 1934, em Perth, Austrália. Foi sacerdote da Igreja Anglicana e Bispo da Igreja Católica Liberal, escritor, orador, maçom e uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica."
(Fonte: Wook)
Exemplar em brochura bem conservado. Contracapa com pequena falha de papel no canto inferior esquerdo.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário