02 junho, 2023

GRUTAS DO CERRO DA CABEÇA.
A «Gruta da Senhora», para possível aproveitamento turístico.
Por um grupo de Jovens Espeleólogos. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso nas oficinas da Empresa Litográfica do Sul, S. A. R. L. - Vila Real de Santo António], 1985. In-8.º (22 cm) de 14 p. ; [1] f. il. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Monografia de propaganda à Gruta da Senhora, cavidade que integra o importante conjunto espeológico algarvio do Cerro da Cabeça, em Moncarapacho - Olhão.
Opúsculo ilustrado com duas fotografias da gruta em página inteira, e duas folhas separadas do texto: o desenho esquemático da gruta e, em folha desdobrável (21x30 cm), o "Esboço Topográfico" (1/1000) da mesma gruta.
"O Cerro da Cabeça (249 m) é a elevação mais oriental da Serra de Monte Figo. Localiza-se na freguesia de Moncarapacho, concelho de Olhão. Esta elevação calcária é considerada pelos geólogos um monumento natural, devido ao valor das suas formações cársicas. A sua superfície encontra-se ocupada pelo maior lapiás do sul do país, e as suas grutas têm um elevado valor ambiental, servindo de abrigo a diferentes espécies de morcegos. Para além disso, são muito procuradas pelos amantes da espeleologia. Do património etnográfico da região fazem parte várias lendas que associam as grutas deste cerro a mouros e a mouras encantadas e a passagens secretas. De destacar ainda o seu património botânico, encontrado-se revestido pelo maquis, típico do Barrocal algarvio. A sua vertente sul constitui um excelente miradouro do qual é possível vislumbrar a metade oriental do litoral algarvio."
(Fonte: Wikipédia)
"Trata-se de uma cavidade subterrânea, formada nos calcários do Jurássico, sita na base do Cerro da Cabeça, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, freguesia de Moncarapacho, concelho de Olhão.
É uma gruta de médias dimensões, formada a partir de fissuras e fendas de plano vertical e horizontal, nos estratos calcários que compõem o solo desta região. A sua orientação é sensivelmente a Sudoeste-Nordeste, possuindo no entanto outras galerias com direcção diversa."
(Excerto de A «Gruta da Senhora», para possível aproveitamento turístico)
Índice:
Introdução. | A «Gruta da Senhora», para possível aproveitamento turístico |Condições a impor na cavidade, para um futuro aproveitamento turístico: 1. Iluminação; 2. Condições de visita; 3. Conservação do meio ambiente; 4. O percurso turístico.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Raro.
Sem registo na BNP.
Com interesse histórico e regional.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário