18 junho, 2023

GERALDES, Dulce Barbosa -
ACTUALIDADE DE PENSAMENTO EM ANTERO DE QUENTAL.
Dissertação para Licenciatura em Ciências Histórico Filosóficas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, [s.n.], 1972. In-8.º (23x17,5 cm) de [6], V, [1], 201, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para biografia de Antero de Quental, elaborado sob o ponto de vista da sua humanidade e filosofia de vida, remetendo-nos para a actualidade do seu pensamento.
Raro. A BNP não menciona.
"Em pleno século XIX, quando a grande maioria dos mais esclarecidos espíritos da época aceita como doutrina única o positivismo, impressionados pelo progresso das Ciências, deslumbrados pelas novidades das invenções da época, Antero de Quental reage contra esta corrente geral. E reage porque vê o perigo que tais doutrinas na sua ânsia de tudo explicar, representam para uma concepção realista de humanidade. A sua reacção pode considerar-se talvez, todas as contas feitas, e carácter moral. Acima das maravilhas da indústria, para lá das sensacionais descobertas feitas no campo da ciência, mais digno de atenção do que todo o resto, ele situa o homem, expressão do divino na natureza, ser consciente e livre, superior a todos os outros seres. O conceito que Antero de Quental faz da pessoa humana, coloca-o muito afastado da visão dos seus contemporâneos. Excêntrico ao pensar comum da época, Antero de Quental antecipa certas atitude do nosso tempo, podendo mesmo dizer-se que pelo pensamento vive nos nossos dias. Vincar a superioridade nítida dos factores morais, espirituais, sobre todos os outros que norteiam a conduta humana é o plano de toda a sua filosofia. Chamar a atenção para a importância que o factor sentimento tem na existência do homem, é a preocupação dominante de Antero. O engrandecimento do homem, a sua específica natureza que qualitativamente o faz diferente e superior a toda a criação é a sua aspiração máxima."
(Excerto de Introdução)
Exemplar em brochura, batido à máquina e policopiado, em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e biográfico.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário