03 abril, 2023

SILVA, Padre Fernando Augusto a -
DICIONÁRIO COROGRÁFICO DO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA.
[Pelo]... Dos Arqueólogos Portugueses. Funchal, Edição do Autor, 1934. In-8.º (21 cm) de [8], 369, [7] p. ; B.
1.ª edição.
Obra de referência da corografia madeirense.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao Dr. João Bianchi (1884-1969), diplomata português natural do Funchal.
Padre Fernando Augusto da Silva (Funchal, 1863-1949). "Ordenou-se presbítero em 1888, tendo concluído com distinção o curso do Seminário do Funchal. Foi pároco das freguesias do Arco de São Jorge, Ponta Delgada, Camacha, Nossa Senhora da Piedade (Ilha do Porto Santo) e Santo António (Funchal). Era versado em investigação da história da Ilha da Madeira. Como professor efetivo, desde 1901 a 1930, dedicou-se ao ensino na Escola Industrial e Comercial António Augusto de Aguiar do Funchal, onde exerceu, também, o cargo de diretor interino. Foi procurador à Junta Geral do Funchal, presidente da Câmara Municipal do Funchal (em dois mandatos) e presidente da comissão da Santa Casa da Misericórdia do Funchal. Pertenceu à Associação dos Arqueólogos Portugueses, ao Instituto Histórico e Arqueológico de Lisboa, História e Etnografia, à Academia Portuguesa de História e à Delegação da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Foi agraciado com o grau de oficial da Ordem de São Tiago da Espada, em 8 de setembro de 1926, por proposta do Ministério da Instrução Pública. Além de colaborador em vários jornais e revistas literárias da ilha e continente, foi redator do Diário de Notícias, Jornal da Madeira e Heraldo da Madeira. Assinava os seus artigos com a consoante F. ou com o seu nome completo, precedido do grau eclesiástico a que pertencia, Padre Fernando Augusto da Silva." Publicou obras relevantes para a bibliografia madeirense.
(Fonte:https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=56592)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Sem contracapa. Capa apresenta pequenas falhas marginais; falha de papel na lombada.
Raro.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário