18 fevereiro, 2023

TRIGOSO, Falcão - "AR LIVRE".
De...discipulo de Carlos Reis
. Lisboa : Março de 1948. [S.l.], [s.n. - imp. A Rápida - Lisboa], 1948. Folheto in-8.º (22 cm) de 4 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Encarte da exposição intitulada "Ar Livre", do conhecido pintor lisboeta Falcão Trigoso, realizada em Março de 1948. Inclui 102 obras do artista, tendo impresso à cabeça o endereço do seu atelier e respectivo número de telefone.
Folheto muitíssimo valorizado pela dedicatória autógrafa do Mestre a uma sua ex-aluna.
João de Melo Falcão Trigoso (1879-1956). "Pintor contemporâneo, nascido em Lisboa a 4 de Março de 1879. Em 1897 matriculou se no Curso de Pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa, licenciando se em 1902. Discípulo de Carlos Reis, Veloso Salgado e Simões de Almeida. Desde muito cedo e com verdadeira paixão iniciou a pintura ao ar livre, manifestando grande predilecção pelas paisagens algarvias, ricas de cor e de intensas tonalidades. Após concluir o curso de pintura, inicia a sua vida profissional na posição de director da Escola Técnica Vitorino Damásio, em Lagos. Exerceu, posteriormente, como director nas Escolas Fonseca Benevides e de Arte Aplicada António Arroio, em Lisboa. Foi membro do Grupo «Silva Porto», dirigido por Carlos Reis. Realizou várias exposições individuais, e apresentou as suas obras em diversas exposições da Sociedade Nacional de Belas Artes, onde foi galardoado, em 1948, uma medalha de honra. Recebeu, igualmente, o 1.º Prémio Silva Porto, em 1954, uma medalha de ouro na Exposição do Panamá-Pacífico, em São Francisco, nos Estados Unidos da América, e em 1900, o Prémio Anunciação. Falcão Trigoso faleceu em 23 de Dezembro de 1956, com 78 anos de idade. As suas obras encontram-se expostas no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, Museu Grão Vasco, em Viseu, Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, Museu Malhoa, nas Caldas da Rainha, Museu Soares dos Reis, no Porto. Museu da Quinta de Santiago / Centro de Arte de Matosinhos e em várias colecções particulares."
(Fonte: https://serralvesantiguidades.com/lote/falcao-trigoso-1879-1956-3)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
20€

2 comentários: