28 fevereiro, 2023

KOEHNE, Bernhard Karl von - LETTRE A MONSIEUR J. YONGE AKERMAN, secrétaire honoraire de la Societé numismatique de Londres, sur quelques médailles autonomes grecques de différentes cabinets.
(Extrait de VI Vol. des Mémoires de la Societé Impériale d'archéologie.). St. Pétersbourg, De l'Impremerie des Papiers de la Couronne, 1852. In-4.º (23 cm) de [4], 18 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa publicação a propósito de uma colecção de moedas gregas, impressa em S. Petersburgo - à época, capital do Império Russo - sendo czar Nicolau I.
Opúsculo ilustrado com uma estampa extra-texto com 10 desenhos dos exemplares em questão.
Bernhard Karl von Koehne (Berlim, 1817 - Würzburg, 1886). "Foi um arqueólogo, numismata e genealogista alemão ao serviço da Rússia Imperial. Em 1844 foi nomeado curador do departamento de numismática do Museu Hermitage, em São Petersburgo, acumulando com a consultoria científica, e de 1857 em diante director da secção de armas no departamento de heráldica do senado russo. Após cair em desgraça junto dos círculos académicos de São Petersburgo, requereu a cidadania finlandesa em 1859, que não lhe foi concedida. Foi conhecido na Rússia sob o nome de Boris Valisilivich Kene em russo: Бернгард (Борис) Васильевич Кёне."
(Fonte: Wikipédia)
John Yonge Akerman FSA (1806–1873). "Foi um antiquário inglês especializado em numismática. Escreveu sob o pseudónimo Paul Pindar. Em janeiro de 1834, Akerman foi eleito membro da Sociedade de Antiquários. No outono de 1848, tornou-se secretário adjunto de Sir Henry Ellis e, cinco anos depois, secretário único. Desempenhou a tarefa até 1860, quando problemas de saúde o obrigaram a renunciar ao cargo, bem como ao de editor da Archæologia."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Protegido por capas simples, lisas. A capa encontra-se amputada em cerca de 1/4 do papel à cabeça.
Raro.
Com interesse histórico e numismático.
Sem registo na BNP.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário