18 outubro, 2022

MARTINS, Prof. Dr. António Augusto Vellasco - A REVELAÇÃO DE JESUS-CRISTO NA SUA MORTALHA
(o Santo Sudário de Turim)
. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na imprensa Lucas & C.ª - Lisboa], 1940. In-4.º (23,5 cm) de 50, [2] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Separata da Acção Médica : Fasc. XVI - Abril de 1940.
Curioso estudo histórico e clínico do Santo Sudário de Turim, organizado e desenvolvido sob o ponto de vista de um médico-crente.
Livro muito ilustrado no texto com fotogravuras e desenhos esquemáticos do Sudário e da posição de Jesus na cruz, e em separado, com duas estampas: Positivo fotográfico do Sudário (rôsto) - Negativo visual do rôsto e Negativo fotográfico do Sudário (rôsto) - Positivo visual.
"Há vinte séculos, na Palestina, no alto dum pequeno montículo em frente a Jerusalém, expirava na cruz, entre dois outros supliciados, Aquêle que descera à terra com uma doutrina de perdão e morria pedindo perdão pelos seus algozes: «Perdoa-lhes, Pai, que não sabem o que fazem!»  Vinte séculos há que o Evangelho, a Mensagem de Paz, soou na Palestina, e levada depois pelos testemunhos dos Verbo, pelos Apóstolos, se espalhou pelo mundo; dois milénios se passaram, e essas palavras de amor e fraternidade não penetraram ainda a totalidade dos corações humanos e para muito são como longínquas vibrações duma voz distante que o passado e a dureza dos nossos corações afastam cada vez mais; idéias de violência perturbam a Terra, o homem enche o seu peito de ódio para com o seu semelhante; e como advertência misteriosa, quási no início dêste século tão perturbado, com o a recordar a sua Mensagem de Paz tão esquecida, Cristo revela-se pela fotografia na sua mortalha, o Santo Sudário de Turim!
É, pois, o retrato de Jesus-Cristo, há vinte séculos oculto nesse lençol mortuário em que José de Arimateia O envolveu, que pela ciência, se manifesta, em tôda a humilhação da sua morte afrontosa da cruz, a uma época de orgulho, em tôda a paz e serenidade que irradiam do seu rosto, a uma época de guerra!
Lição profunda da Providência!
Vamos, pois, fazer o estudo do Santo Sudário de Turim, dividindo-o nas seguintes partes:
1.ª Descrição do Sudário; o tecido; a revelação fotográfica.
2.ª Breve estudo histórico do Sudário através dos séculos.
3.ª Imagens, impressões e manchas do Sudário; seu estudo e interpretação.
4.ª Como se teriam formado essas imagens e impressões? Uma tentativa de explicação científica.
5.ª Os que negam a autenticidade do Sudário; ligeiro estudo e crítica das suas opiniões.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Algumas páginas apresentam vestígios de humidade.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e religioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário