15 outubro, 2022

GALVÃO, Vasco - PARA SER UM BOM JOGADOR DE TENNIS
. Porto, Edições "Sporting", [192-]. In-8.º (15,5 cm) de 61, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso manual de aprendizagem de Ténis editado na segunda década do século passado, o primeiro que sobre este assunto se publicou entre nós.
Livrinho muito ilustrado ao longo do texto com desenhos e fotogravuras evidenciando os diversos movimentos do Ténis.
"Vasco Galvão assinou o primeiro compendio em portuguez d'este interessante desporto e com isso a raquete vai ter mais cultores em Portugal, vai trazer aos courts mais amigos e praticantes.
Vasco Galvão é um nome no Tennis Portuguez, pois, como treinador dos nossos melhores tennistas os seus conhecimentos são profundos. Com a escola ingleza - país que deu origem ao tennis no continente europeu - Vasco Galvão prestou um novo serviço ao seu sport escrevendo este pequeno livro."
(Excerto de O Tennis)
Indice:
O Tennis. | Origem do Tennis. | Regras do jogo. | Recinto, material e trajo do jogador. | A tatica. | A tatica do jogo de pares. | O treino. | O encontro. | Os partidos. | Torneios e Isentos. | A alimentação nos sports.
Vasco Galvão (1895-). "Nascido em 14 de Fevereiro de 1895, Vasco Galvão destacou-se como técnico, dirigente e jornalista. Tendo chegado a fazer parte em 1926 do elenco federativo de Guilherme Pinto Basto como vogal, foi como treinador que mais se evidenciou.
Desportista ecléctico, começou por dar nas vistas como futebolista, envergando a camisola do Club Internacional de Foot-Ball. Mas a sua vida modificou-se definitivamente quando em 1928 encetou uma viagem a Inglaterra para assistir a um curso de ténis no All England Lawn Tennis and Croquet Club de Wimbledon, a «catedral» da modalidade. Aos 33 anos, Vasco Galvão decidiu passar a viver exclusivamente da modalidade.
Enquanto profissional de ténis, a sua participação nos Campeonatos Nacionais estava proibida. Para poder competir, ainda regressou temporariamente ao estatuto de amador, mas a vontade de ensinar os jovens jogadores era mais forte e o profissionalismo voltou a ser assumido a cem por cento. Vasco Galvão criou a primeira escola de ténis em Portugal - a Escola de Ténis V.P.G., assim denominada em memória do seu filho Vasco Pistacchini Galvão, de entre os seus descendentes o mais dotado para a modalidade, mas que teve morte prematura. Pela V P.G. passaram muitos dos jogadores que se destacaram nas décadas de 50 e 60, como David Cohen, Peggy Brixhe e António Azevedo Gomes, que Vasco Galvao ainda viu serem campeões, antes da sua morte em 21 de Setembro de 1966.Na sua actividade como jornalista colaborou em diversas publicações, tendo lançado em 13 de Julho de 1930 a revista «Tennis», que se publicou de forma muito irregular até Abril de 1937, tendo inclusive mudado de nome por duas vezes (primeiro, para «Desportos Elegantes»; depois, para «Tennis & Golf») e focado outras modalidades - entre as quais o futebol -, no sentido de manter um lote fiel de leitores. Deste esforço inglório ficaram para a história as crónicas dos torneios da altura e os brilhantes ensaios sobre técnica da autoria do «Director, Proprietário e Editor» Vasco Galvão."
(Fonte: http://www.tenis.pt/index.php/smashtour/media/131-fpt/historia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Lombada enferma de falha de papel relevante. Contracapa com escritos a lápis.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário