13 outubro, 2022

COSTA, Francisco Borges da & CONCEIÇÃO, Joaquim da - OS MENINOS DA RODA : a história e uma vida
. [S.l.], Afons'eiro edições, 1996. In-8.º (21 cm) de 52 p. ; B.
1.ª edição.
Trabalho curioso e muito interessante sobre a roda dos enjeitados e as crianças entregues para adopção. Apesar de relativamente recente, trata-se de uma obra invulgar, acerca da qual existem poucas referências.
Livro composto por duas partes: a história dos expostos e o testemunho de um "exposto".
"Este trabalho aborda a problemática dos enjeitados ou expostos, crianças da Roda ou do Hospício, como teria sido chamado ao longo dos tempos e em vários locais.
Na minha terra, onde havia muitos, que aí demandavam, há dezenas de anos, com a carinhosa designação de meninos da Roda. Aí, se fizeram homens e mulheres, apesar de terem comido muito pão que o diabo amassou.
"A minha mãe vai buscar um(a) menino(a) à Roda."
Na infância, que já vai distante, ouvi esta carinhosa confidência a alguns dos meus companheiros de escola e de brincadeira.
Boa parte das vezes, era mais um a engrossar o já vasto número de membros da família receptadora, mas havia mesmo alegria quando o menino chegava, apesar de se antever que o pão, ou faltava, ou seria mais escasso e o espaço de habitabilidade mais limitado.
O menino, designação reveladora do amor, dedicação e estima era usado só em condições muito especiais.
Era o tempo do nascimento e do primeiro período de vida.
Depois lá vinha a designação - rapaz e rapariga.
Mas, nos momentos de dor, frutos da doença, de situação difícil, mas também quando a morte cumpria a sua cega missão, qualquer que fosse a idade, lá regressava o carinhoso tratamento de menino.
E são os meninos da minha e de todas as infâncias, que assim chamados, nunca o foram de verdade, que procurarei evocar, com rigor, mas também com emoção.
Falarei da história desta chaga social, das suas causas e razões, das medidas tomadas para ultrapassar o problema e dos sentimentos diversos provocados, em várias épocas.
Procurarei referir a forma como foram vivendo, ao longo dos tempos e encerrarei como o relato autêntico de uma vida, contada pelo próprio, que, apesar de totalmente verídica, assume aspectos quase romanescos."
(Excerto da Nota explicativa)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário