10 outubro, 2019

FONSECA, Tomaz da - NO RESCALDO DE LOURDES. Coimbra, Academica Editora, 1932. In-8.º (19 cm) de 125, [3] p. ; B. Biblioteca de Estudos Livres, IV
1.ª edição.
Obra polémica, anti-clerical, publicada na Biblioteca de Estudos Livres. Além da análise ao "fenómeno" de Lourdes, Tomás da Fonseca dedica dois capítulos do livro ao culto de Fátima.
Exemplar muitíssimo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"E voltamos ao tema das aparições miraculosas, que provocaram as minhas conferencias e os meus artigos na altura em que a Cúria Romana, segura da sua tatica e da fidelidade dos agentes portuguezes, Sidónio á frente, ordenou o avanço.
D'umas e doutras vão apenas amostras, a fim de não tornar pesado e caro um trabalho que se destina sobretudo àqueles que nem enriqueceram com a guerra, nem foram convidados a tomar parte nessa boda, onde se dão, aos convivas, indumentarias brilhantes, automoveis luxuosos e casamentos ricos, com meninas galantes e, ainda por cima, a promessa do ceu!
Aí lh'o mando, meu amigo. Não o ceu, é evidente, mas o trabalho em causa. Se tiver tempo de folhear as suas paginas, verá que tambem eu busco um micróbio - aquele de que todos sentem a acção destruidora, mas que ninguem ainda aniquilou.
Veja se encontra no seu laboratório, tão seguro em localisar e definir com precisão os infinitamente pequenos, um microscópio suficientemente poderoso para nos indicar o ponto exacto da célula onde esse agente perturbante faz as devastações, a fim de se lhe injectar o antídoto que para sempre o torne inofensivo."
(Excerto da Dedicatoria)
Índice:
- Dedicatoria. - Prefácio. - No rescaldo de Lourdes. - Lagrima num sepulcro. - Lourdes & c.ª ilimitada. - Fatima - romaria portuguesa. - O equivoco de Fatima. - Adenda. - Como nos recebem em Lourdes. - Lourdes e a medicina.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado. Capas frágeis com manchas e defeitos na lombada.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário