18 outubro, 2019

FALCÃO, José - CARTILHA DO POVO. Parte I. Para a gente do campo. Edição popular promovida pelos estudantes republicanos de Coimbra. Vila Nova de Famalicão, Typ. Minerva, 1896. In-8.º (15,5 cm) de 48 p. ; B.
Raríssimo opúsculo de propaganda à República publicado pelos estudantes republicanos de Coimbra. Para melhor compreensão do "povo", a cartilha foi escrita sob a forma de diálogo entre dois personagens - o João Portugal e o José Povinho.
"Acredita-me, meu José Povinho, o mundo está para vêr grandes coisas. A terra já deu um signal, que até se afundaram umas poucas de ilhas nos mares do Oriente. Não tens visto á hora da madrugada, e á hora do anoitecer, alumiar-se o ceu com uma luz vermelha como as labaredas de um forno? É a côr da nossa bandeira, meu irmão, é um signal tambem. Das entranhas da terra e das profundezas do ceu vem estes avisos, que amedrontam o fraco, e causam terror aos maus. O Povo é forte e valente; não tem medo á luta. Adeus irmão e quando eu voltar ha de ser para cantar nas festas da nossa aldeia a victoria do Povo, e a acclamação da Republica.
Olha, uma ultima palavra, José Povinho. O Povo trabalha de sol a sol, e fica pobre, ignorante e miseravel. Os que mandam não trabalham, e são ricos, instruidos e felizes. É esta a lei dos Homens, mas não pode ser a lei de Deus. Dizem que Christo veio resgatar as nossas almas das penas do outro mundo; pois é preciso que o Povo trate de resgatar o corpo e o espirito das miserias d'este. Acredita-me, irmão; a força governa o mundo. A força somos nós; e os que mandam tem vivido até hoje á custa da nossa força. É preciso que o Povo tome conta do governo da Nação, é preciso que trabalhemos pela Republica, porque a riqueza virá depois aos que trabalham; e só os vadios terão fome. Quando eu voltar te explicarei tudo isto, porque agora todo o tempo é pouco para eu andar pelas aldeias e povoados a pedir votos para a Republica."
(Excerto da Cartilha)
"Nota:
Esta vastissima edição do eloquente cathecismo republicano foi promovida em homenagem ao Glorioso Mestre da Democracia, José Falcão, para ser distribuida gratis ao Povo, pela seguinte commissão, em nome dos estudantes republicanos do Coimbra:
Antonio OlympioCagigal
Arthur d'Almeida Leitão
Augusto Cymbron Borges de Souza
Carlos Fuzzetta
Diogo Marreiros Netto
Joaquim José Cerqueira da Rocha
Manuel Gonçalves Cerejeira
Manuel José Moreira de Sá Couto
Victor José de Deus
Em 8-6-96."
(Nota da última página)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas manchas.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário