10 fevereiro, 2014

MEMORIAS DE UM PREZO EMIGRADO PELA UZURPAÇÃO DE D. MIGUEL. Lisboa, Na Typographia do Gratis, 1845. In-8º (20cm) de 301, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Publicado sob anonimato. Documento importante para a história das Lutas Liberais, com particular interesse para a região do Algarve donde o autor é natural, e onde foi vítima da purga absolutista que teve início em Maio de 1828. Recambiado para a prisão do Aljube, em Lisboa, viria a ser libertado em 1829, embarcando de seguida para o exílio onde terá conspirado contra o regime miguelista. Estas são as suas memórias desses tempos conturbados.
“Densas e negras nuvens, revolvendo-se com horrivel estrondo, não deixavam divisar o horizonte obscurecido. A náo do Estado hia despedaçar-se nos terriveis caxopos. Ah! E quem se salvaria no commum naufragio!...
A uzurpação do mais ignobil dos tyranos, estava consummada, tendo-se apossado do animo dos liberaes o terror e o espanto. O proprio author da Carta se tinha tornado a primeira causa da sua destruição pelo funesto decreto de 3 de Julho de 1827. Esta ideia dava o ultimo golpe na opinião e destruia toda a força moral.
Em fim o dia fatal de 27 de Maio de 1828, que deveria ser arrancado da serie do tempo, veio sepultar os pacificos habitantes de Tavira na anarquia, e na desordem. Eu habitava então esta cidade, e anticipado do desconcerto dos contrarevolucionarios, do seu total desalento, e faltas as mais inconcebiveis, tinha exitado sobre deixar Tavira, e ir-me a Olhão, para evitar as consequencias de um expluzão proxima, que esperava tanto pelos annuncios, que me tinham sido dados no dia 26, como pelos simptomas sinistros, que este desgraçado negocio tinha apresentado desde o dia 25, em que se tinha feito a reacção para sustentar a legitimidade e a Carta.
Porém a minha evasão hia lançar contra mim as mais crueis suspeitas no animo dos inimigos da patria, entendendo, que hiria como mensageiro dos liberaes, e ao serviço de uma causa ja perdida.”
(excerto do texto)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário