09 fevereiro, 2014

ARNOSO, Conde d’ – JUSTIÇA! Sessão parlamentar de 1909. Lisboa, [s.n. – Comp. e imp. Na Typographia «A Editora»], 1909. In-4.º (24,5cm) de 42, [2] p. ; B.
Opúsculo impresso em papel de qualidade superior, e um dos três publicados sob este título «Justiça!», no qual o autor exige a punição dos implicados no regícidio.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Conde de Arnoso "ao seu querido amigo Agostinho de Campos.
“É preciso, é absolutamente indispensavel, que os partidos d’esta nossa tão querida e tão mal afortunada Patria, que tão depressa se alliam uns com os outros, confundindo os programmas mais oppostos, como feroz e cruamente se degladiam entre si, cobrindo-se dos maiores improperios, por uma vez se convençam que, como povo e como nação, não podemos readquirir o respeito e a consideração de nenhum dos outros povos – base essencial para o restabelecimento do nosso credito, e, portanto, para uma mais salutar e efficaz acção governativa – sem primeiro, e com a mais escrupulosa, inflexivel e inquebrantavel justiça se apurar tudo que diz respeito ao criminoso, vil e infame attentado do dia 1 de fevereiro do anno passado.
Cada dia de demora é mais uma suspeita de cumplicidade a pesar sobre todos os Governos.
Ninguem acreedita, ninguem pode acreditar que um attentado, perpetrado em pleno dia, no centro de uma capital, possa conservar-se tão mysterioso como se porventura tivesse sido commetido de noite, a horas mortas e no mais longinquo descampado!”
(excerto do texto)
Bernardo Pinheiro Corrêa de Mello (1855-1911). “1.º Conde de Arnoso, foi oficial de Engenharia e secretário particular do rei D. Carlos, lugar privilegiado de observação e participação dos eventos políticos e sociais que marcaram a passagem do século XIX para o XX. Contemporâneo e amigo de alguns dos principais vultos da Geração de 70, integrou o grupo dos Vencidos da Vida. Monárquico convicto e membro da Câmara dos Pares intervém contra o regicídio. Esses discursos foram reunidos sob o título Justiça!"
(fonte: www.purl.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Selo na lombada e carimbo de biblioteca nas f. de rosto e anterrosto.
Muito invulgar.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário